Google Analytics Alternative

CONTROLE O AÇÚCAR EM EXCESSO.

quinta-feira, 28 de julho de 2011
Mais de 60% dos brasileiros consomem quantidade de açúcar superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde (10% da ingestão total de calorias diárias), e pelo menos 82% da população ultrapassa o consumo ideal de gordura saturada (7% da ingestão total de calorias diárias). A análise de consumo alimentar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira, apontou que, no caso dos adolescentes, a ingestão excessiva de açúcar é mais comum. Entre os idosos, quase 80% ingerem mais gordura saturada que o limite tolerável.

"Os adolescentes já têm inadequação para macronutrientes desde cedo. Você já vê o açúcar e gordura saturada extrapolando os limites, porque eles (adolescentes) também são alvo da prevalência de alimentação fora de casa", avaliou André Martins, analista da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. Martins destacou a influência da caloria fora de casa, que, segundo a pesquisa, representa 16,2% do total do consumo energético médio diário dos brasileiros - entre 1.490 e 2.289 kcal.

O pesquisador do IBGE lembrou que, nas últimas análises desse mesmo levantamento, os adolescentes revelaram índices preocupantes de sobrepeso. "Até os 10 anos, a população ainda aparece um pouco protegida da prevalência de sobrepeso, mas, dos 10 ou mais, as crianças começam a ter liberdade sobre o que comem, e a gente observa que já deram um bom aumento na prevalência do sobrepeso", alertou.

A análise de consumo alimentar do instituto ainda apontou que o consumo de biscoito recheado, salgadinhos industrializados, pizzas, doces e refrigerantes foi associado às médias elevadas das gorduras saturadas e açúcar dentro do consumo energético total.

"Adicionalmente é preocupante a falta da nossa cultura de fazer uso de frutas, legumes e verduras, para que a gente possa minimizar essa deficiência de alguns micronutrientes que temos, como o caso do cálcio", ponderou Martins.

Martins ainda explicou que as pessoas que indicaram pizza e biscoito recheado em seus questionários, que foram preenchidos durante dois dias não consecutivos, obtiveram um total de energia que extrapola em 400 calorias a média nacional. Por outro lado, as pessoas que incluíram arroz integral em suas dietas, revelaram media de energia mais baixo.

Os pesquisadores também avaliaram o consumo do colesterol. Em todas as idades, foram as mulheres que consumiram alimentos com menos colesterol - de 186,3 mg/dia a 237,9 mg/dia - do que entre os homens - 231,1 mg/dia a 282,1 mg/dia.

No caso das proteínas, todas as classes apresentaram quantidades satisfatórias nas dietas. Já, no Nordeste, o limite de 15% do total das calorias diárias que devem ser provenientes de proteínas foi ultrapassado por todas as idades. "Nas classes mais altas que a gente extrapola um pouco a expectativa, porque tem o consumo de alimentos em excesso, mas a média de calorias na classe mais alta também é maior", afirmou o pesquisador

Fonte: Terra notícias, Mais de 60% dos brasileiros comem açúcar em excesso, diz IBGE, jul, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário