Google Analytics Alternative

FIBRAS À PREVENÇÃO DO CÂNCER.

sábado, 30 de julho de 2011
...aqueles que consumiram mais fibra tiveram um risco 11% menor
 de desenvolver câncer de mama comparado com as mulheres
que comiam menos.


Industrialização e urbanização aceleradas fazem com que a prevalência de câncer no mundo tem aumentado. Sendo o câncer uma patologia multicausal crônica, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células, qual a relação entre nutrição e câncer? Os estudos epidemiológicos mostram uma importante relação ente a dieta de distintos povos ao redor do mundo e a incidência de câncer.

As evidências revelam a dieta como tendo papel importante na iniciação, promoção e propagação do câncer. Entre as mortas por câncer atribuídas à fatores ambientais, a dieta contribui com cerca de 355, seguida pelo tabaco cerca de 30%, entre esses números, a dieta adequada poderia prevenir números significativos de novos casos.

Alguns alimentos/nutrientes vêm abordando uma contribuição significativa na prevenção de diversos tipos de câncer, um exemplo, é o consumo adequado e suficiente de frutos e hortaliças que assumem um papel importante quando fala-se em prevenção. Vegetais que fornecem vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras à dieta.

Há algumas décadas tem sido enfatizado o efeito protetor de fibras dietéticas contra o câncer de cólon e reto, conceito este sugerido em 1971 por Buritt, que relacionou a alta ingestão de fibras e a baixa incidência de câncer (cólon e reto) no leste da África.

Um estudo recente publicado no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que aqueles que consumiram mais fibra tiveram um risco 11% menor de desenvolver câncer de mama comparado com as mulheres que comiam menos.

Conforme o estudo, uma ingestão elevada de fibra dietética está ligada a uma melhor saúde global, o que possivelmente reduz o risco de câncer de mama.
Jia Yi-Dong, do Departamento de Nutrição e Higiene dos Alimentos, Faculdade de Medicina de Radiação e Saúde Pública, Universidade Soochow, Suzhou, China, e equipe reuniram dados de um banco de dados PubMed sobre estudos publicados até janeiro de 2011. Eles analisaram 10 estudos anteriores que sobre as dietas das mulheres e o risco de câncer de risco durante um período de 7-18 anos.

De 712.195 mulheres, 2,4% (16.848) desenvolveram câncer de mama. Eles descobriram que as mulheres que comeram mais fibras tinham 11% menos chances de ter câncer de mama comparado com aqueles que consumiram menos fibras. As descorbertas levaram em consideração as variáveis que poderiam afetar os resultados, tais como consumo de álcool, a TRH (terapia de reposição hormonal), história familiar de câncer de mama, e peso corporal.

Fontes: GARÓFOLO, Adriana et. al. Dieta e câncer: um enfoque epidemiológico. Rev. Nutr., Campinas, out/dez, 2004.
Jia-Yi Dong, Ka He, Peiyu Wang, and Li-Qiang Qin. "Dietary fiber intake and risk of breast cancer: a meta-analysis of prospective cohort studies". Am J Clin Nutr August 2011.

0 comentários:

Postar um comentário