Google Analytics Alternative

LUZ E SONO.

sábado, 23 de julho de 2011
O sono durante a noite é muito importante, especialmente
entre as 3 e 5 horas da manhã,
período em que o hormônio melatonina é produzido com mais intensidade.
Luz e sono
Esses dois fatores influenciam a imunidade. A luz artificial, principalmente a fluorescente, é muito prejudicial. Sua tremulação cansa os olhos e pode causar dor de cabeça. A exposição a qualquer tipo de luz artificial causa distúrbio na região pineal, que controla todo o processo rítmico do corpo, juntamente com a glândula pituitária. Essa ultima controla o ciclo do sono e despertar e o processo cíclico de todos os órgãos do corpo.

Quando ficamos expostos à luz artificial, as funções pineais são desequilibradas. A melatonina é produzida pela glândula pineal, no escuro, ou seja, na ausência de luz.

Quando não havia luz artificial, o ser humano ia se deitar quando escurecia e acordava ao amanhecer. Havia velas e lamparinas, mas não ofereciam luz de boa qualidade. Dormíamos, em média, duas horas a mais por noite há 200 anos.

O sono durante a noite é muito importante, especialmente entre as 3 e 5 horas da manhã, período em que o hormônio melatonina é produzido com mais intensidade. Sob a influência da melatonina, outro hormônio é produzido pela pituitária: o do crescimento, responsável pelo crescimento das crianças e jovens e em adultos estimula as funções imunológicas. Além disso, levo o sistema imunológico a se recuperar e curar quando sobrecarregado.

Se não dormimos profundamente ou em ambientes que não estejam completamente escuros, inibimos a liberação de melatonina no corpo. Não deve haver sequer a luz da rua entrando pela janela, ou rádio-relógio iluminando o quarto. A escuridão deve ser completa.

Fonte: PEET, Margaret Smith. ZIMMERMAN, Shoshana. Se o meu médico diz que estou bem... por que me sinto tão mal? São Paulo: Butterfly Editora, 2007.

MELATONINA E SONO

A melatonina é um hormônio amplamente usada como suplemento alimentar que contribui para aliviar a insónia. Também há evidência de que a melatonina pode ter acção antioxidante e ajudar a abrandar o processo do envelhecimento. A melatonina é uma hormona produzida na glândula pineal a partir do triptofano (aminoácido das proteínas). A luz – ou melhor a sua diminuição – despoleta a produção de melatonina, a qual ajuda a induzir o sono. Os jovens, especialmente as crianças, produzem grandes quantidades desta hormona razão pela qual dormem tanto e tão profundamente. A capacidade de adormecer rápida e profundamente é fundamental para o rejuvenescimento do nosso corpo, pois permite uma produção maior de hormona de crescimento, e dado que a melatonina é o nosso relógio biológico permite faze-lo a em tempo útil. À medida que envelhecemos perdemos a capacidade de produzir melatonina, razão pela qual é imperioso substitui-la. Esta é uma das razoes pela qual os adultos têm dificuldade em adormecer. Estudo após estudo, se prova que a falta de sono pode levar a inúmeras doenças e ao envelhecimento precoce. Mas não é tudo, pois parece haver um efeito modelador benéfico sobre a carcinogenese.

Fonte: Dr Luiz Romariz, MELATONINA E SONO.

0 comentários:

Postar um comentário