Google Analytics Alternative

PROPORÇÃO ENTRE O CONSUMO DE ÁCIDOS GRAXOS.

domingo, 24 de julho de 2011
Segundo as referências, a quantidade de ômega 6 consumida
durante os últimos quarenta anos disparou para 250%,
 enquanto que de ômega 3 caiu em 40%.


Muitas dietas com quantidades insuficientes de gorduras excluem oleaginosas e óleos vegetais ricos em propriedades funcionais, por meio dos fitoquímicos, vitaminas e minerais, além de gorduras insaturadas que contêm nestes óleos, protegendo o organismo contra problemas cardiovasculares, menor aterogênicos (propensos à causar aterosclerose) e doenças distintas, Sendo, o equilíbrio nutricional, uma proporção adequada de gorduras essenciais à saúde plena.

As recomendações para o consumo de gorduras totais é que não ultrapasse 30% do valor calórico total diário, detalhadamente, o consumo de gordura saturada deve ficar inferior a 7%, a poliinsaturada até 10%, e gordura monoinsaturada, encontrada especialmente no azeite de oliva até 20% e menor do que 1% de gordura trans do valor calórico total.

A dieta de países industrializados tem aumentado de forma quantitativa as calorias ingeridas por meio de gorduras, cerca de 35 a 40%, com altos níveis de ácido linoléico (ômega 6) e baixos de ácido alfa linoléico (ômega 3). Segundo as referências, a quantidade de ômega 6 consumida durante os últimos quarenta anos disparou para 250%, enquanto que de ômega 3 caiu em 40%.

Enquanto recomenda-se a manutenção da proporção 5:1 entre ômega 6 e 3 na dieta, proporção essa que pode influenciar na formação de neurotransmissores e prostaglandinas, fatores vitais para manter a função cerebral em equilíbrio, o consumo atual pode estar em 15 de ômega 6 para 1 de ômega 3. Nos EUA, essa proporção pode chegar até 40 de ômega 6 para 1 de ômega 3.

A recomendação é manter a proporção entre macronutrientes da dieta (carboidratos, proteínas e lipídeos), como sabemos excessos, neste caso, de gorduras, provocam o aumento da ingestão calórica, contribuindo ao depósito de tecido adiposo e suas complicações, levando ao aumento de peso, distúrbios hepáticos, vasculares, cardíacos, digestivos... Inclua boas fontes de ácidos graxos na dieta e obtenha saúde!

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário