Google Analytics Alternative

VITAMINAS À MEMÓRIA, À FUNÇÃO CEREBRAL.

terça-feira, 28 de junho de 2011
Algumas vitaminas agem como estimulantes cerebrais
eficazes e podem promover a atividade cerebral.
Nutra células.
Nosso cérebro, com todas as suas complexidades e sensibilidades precisam de alimento para manter sua função normal.

Conforme o tempo passa, começam a acumular toxinas no nosso corpo. Estas toxinas, que vêm de poluentes fumo e bebidas alcoólicas, inibem o processo de circulação normal do sangue. Isso resulta em uma menor disponibilidade de vitaminas e outros nutrientes essenciais para o cérebro. Afetando sua capacidade de funcionamento normal.... Algumas vitaminas agem como estimulantes cerebrais eficazes e podem promover a atividade cerebral.

Estas são as vitaminas que podem melhorar a memória:

1. Vitaminas do complexo B
A pesquisa mostra que as vitaminas do complexo B podem melhorar a memória através da criação de um escudo de proteção para os neurônios no cérebro. As vitaminas vitais  para a memória incluem B6, B12 e ácido fólico (B9).

• Vitamina B6: Pesquisas têm demonstrado a eficácia deste da vitamina à memória, bem como sua contribuição para a promoção da saúde do cérebro. Os alimentos fontes de vitamina B6 incluem legumes, carne, cereais integrais, peixe, aves, banana, soja, abacate, manteiga de amendoim, batata, nozes, aveia, espinafre, queijo, farelo de trigo, nozes, feijão, cereais enriquecidos, leite e ovos. A vitamina B6 é sensível à luz ultravioleta e calor, por isso grandes quantidades deste nutriente possa ter se perdido durante o processo de cozimento.

• Ácido fólico (vitamina B9): O ácido fólico ou folato reduz o nível de homocisteína no sangue. As fontes alimentares mais importantes de ácido fólico são vegetais de folhas verdes e legumes. A vitamina também promove a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a clareza mental e o bem-estar.

• Vitamina B12: Ajuda na produção de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para o cérebro. Ela também ajuda no reparo das fibras nervosas no cérebro. Boas fontes dessa vitamina são produtos de origem animal como carne, ovos e queijo. Alguns cereais são fortificados com vitamina B12.

2. Vitamina D
Os idosos são mais propensos a sofrer de deficiência de vitamina D e as áreas mais afetadas incluem a função cognitiva e a saúde mental. Um estudo publicado no "American Journal of Geriatric Psychiatry" envolveu 80 indivíduos e 40 deles foram afetados com a doença de Alzheimer. A pesquisa pretende estudar a relação entre a vitamina D, humor, desempenho físico e função cognitiva. Os resultados do estudo indicaram que a deficiência desta vitamina tinha relação com o comprometimento em testes padronizados para medir o desempenho cognitivo.

3. Colina e tiamina
A colina é um nutriente essencial que está incluído na categoria de vitaminas. O organismo pode sintetizar alguma colina. Ela é vital para a formação do neurotransmissor chamado acetilcolina. Este mensageiro químico no cérebro podem prevenir a perda de memória e aumentar a função cerebral. O nutriente está presente em vários alimentos, principalmente em amendoim, leite e ovos.
Tiamina, vitamina B, também é vital para a produção de acetilcolina. As fontes da vitamina são os grãos integrais, abóbora, amendoim, feijões secos.
 
4. Vitaminas antioxidantes
Algumas vitaminas mostram excelentes propriedades anti-oxidação, tendo a capacidade de proteger os tecidos cerebrais dos radicais livres prejudiciais. Vitaminas C, E e beta-caroteno (vitamina A) são elas. Vitaminas antioxidantes e memória estão ligados, porque os radicais livres podem prejudicar o funcionamento dos neurônios do cérebro. ... Consuma alimentos ricos em vitaminas antioxidantes. Frutas como amoras, frutas cítricas e vegetais como pimentão, brócolis e espinafre são particularmente benéficos. Cereais integrais, nozes, óleos vegetais e sementes são exemplos de alimentos ricos Vitamina E.

Nutrição regular com todas as vitaminas podem ajudar a combater problemas de curto prazo e evitar que a perda de memória ocorra no futuro. ... Exercício físico regular, alimentação adequada, bons hábitos de sono, controle do estresse e não fumar, certamente ajudam à uma ótima memória.

Fonte: Parte do texto traduzido em Life mojo.


0 comentários:

Postar um comentário