Google Analytics Alternative

ENVELHECER COM SAÚDE É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.

sexta-feira, 10 de junho de 2011
Estudos da PUC/RS reforçam essa tese ao publicarem
que "não é o material genético que ajuda no envelhecimento ativo,
 com qualidade de vida, mas sim o estilo de vida."
Os brasileiros ativos com mais de 60 anos hoje representam 10% da nossa população, estudos recentes mostram que vão representar 30% até 2050. O que deve ser motivo de orgulho para nós requer alguns cuidados, porque o que precisamos buscar desde já é criar condições para que essas pessoas possam envelhecer de uma forma saudável.

Está comprovado que as pessoas vivem mais devido à forma que elas interagem no ambiente em que vivem e com todas aquelas pessoas que estão no seu entorno, isso sem falar na questão genética que também contribui, mas que cada vez mais tem perdido sua força quando falamos de envelhecer de forma saudável. Estudos da PUC/RS reforçam essa tese ao publicarem que "não é o material genético que ajuda no envelhecimento ativo, com qualidade de vida, mas sim o estilo de vida."

Em Okinawa, uma ilha no Japão, onde nos últimos 40 anos, sua população com mais de 100 anos aumentou 30 vezes, o geriatra e cardiologista Makoto Suzuki diretor do Okinawa Research Center for Longevity Science, vem estudando os hábitos da população local e é categórico ao afirmar que alimentação, trabalho, família, religiosidade e alegria de viver são os fatores determinantes para poder desfrutar de uma longevidade.

Buscarmos uma alimentação mais saudável para assim cuidarmos dessa nossa máquina chamada corpo, ter um trabalho para que possamos exercitar a nossa mente e ao mesmo tempo ter o benefício de se sentir útil, uma família e amigos para reforçarmos nossos sentimentos mais profundos, a religiosidade que nos trás esperança e o combustível do espiritual, já alegria de viver é acordar todos os dias com o desejo de desfrutar cada momento que a vida nos oferece de forma intensa.

Veja que são conceitos simples que cada um de nós é capaz de incrementar no seu dia a dia e assim potencializar a sua longevidade. Isso nos trás a clareza que a longevidade está totalmente relacionada com as escolhas que fazemos durante toda a nossa vida, nós escolhemos o que vamos comer, com quem vamos nos relacionar, no que queremos acreditar e por aí vai, tenha consciência que a cada escolha que você faz você pode estar caminhando na direção da sua longevidade ou se afastando cada vez mais dela. E não se engane, sei que todos nós vamos envelhecer um dia, agora não estou falando de envelhecer de qualquer jeito não, digo envelhecer com saúde física e mental, envelhecer com prazer, que a experiência do envelhecimento seja positiva.

Devemos buscar um envelhecimento ativo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que envelhecimento ativo é você ter autonomia, independência, qualidade de vida e expectativa de vida saudável nessa fase da vida que se revela. Isso significa você poder desempenhar atividades do cotidiano como comer, caminhar, pegar ônibus a ter uma boa saúde emocional, essa última fortalecida pelos familiares e amigos.

Acredito que uma dos maiores segredos da realização plena está em você ter algo por fazer, alguém para amar e algo para desejar, são essas respostas para essas provocações que trazem dignidade para nossa vida. Dr. Makoto explica que "vida longa é apenas uma vida com muitos anos, longevidade é ter uma vida longa, mas com saúde e qualidade de vida. Ser longevo é acumular bons momentos de vida". Agora é com você, tenha consciência nas suas escolhas e vamos juntos curtir os bons momentos que a vida tem para nos oferecer.

Fonte: Anderson Cavalcante, ENVELHECER COM SAÚDE É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, acesso em jun, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário