Google Analytics Alternative

FRIO E CONSUMO DE ALIMENTOS MAIS CALÓRICOS? NÃO NECESSARIAMENTE.

terça-feira, 14 de junho de 2011
Além de sabor, as sopas podem dar uma grande conforto.

É comum a proximidade do inverno e o ganho de peso. Com o clima mais frio, as pessoas apresentam sensações, preferências diferentes de climas quentes.

Mas será que realmente sentimos mais fome? Preferimos alimentos que aumentam nossa temperatura corporal, com maior concentração de calorias e macronutrientes como açúcares e gorduras, por exemplo, pois a metabolização destes alimentos é mais lenta. A “fome” aumentada se deve aos estímulos levados ao cérebro em decorrência de suposta escassez e perigo ao enfrentar temperaturas desconfortáveis ao organismo humano. Nada que um controle e comando ao próprio corpo que devemos consumir apenas calorias necessárias ao funcionamento adequado de células e metabolismo, não resolva. Afinal, todo o excesso será estocado em forma de gordura, em especial os triglicérides no tecido adiposo.

A preferência é por vinho ou chocolate quente no lugar da água ou suco. Alimentos mais calóricos como massas, pizzas, pães, chocolates, tortas, sopas ocupam maiores lugares em preferência e a quantidade consumida normalmente é muito maior.

Temos a consciência, muitas vezes, mas acabamos resistindo, o fundamental é não colocar a comida em primeiro lugar na hora das refeições e em nossa vida, não deixar de realizar atividades físicas, apesar do frio e preguiça, fazer escolhas mais saudáveis, buscando apoio nutricional e certamente, não abolir momentos agradáveis a mesa, apreciando pratos típicos da estação. Sem contar que a socialização é essencial ao bem-estar e saúde de todos.

Sugestão? Além de sabor, as sopas podem dar uma grande conforto.

Sopa de manjericão e agrião
Ingredientes:
3 colheres de sopa de folhas de manjericão picados
1 colher de azeite de oliva
½ maço de folhas de agrião
½ xícara de molho de tomate caseiro
1 cenoura cozida picada
1 batata doce
1 dente de alho esmagado
1 cebola picada
1 folha de louro
Sal com moderação e noz-moscada à gosto

Como preparar?
Aqueça o azeite em um panela grande, junte a cebola, o alho, o manjericão, a cenoura, a batata deixe por cerca de 10 minutos. Leve ao liquidificador o agrião e o molho de tomate, após junto com os demais ingredientes e deixe cozinhar até que tudo esteja cozido, cerca de 20 minutos.
Rendimento: 4 pessoas

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário