Google Analytics Alternative

O PALADAR ENTRE OS PACIENTES COM CÂNCER.

sexta-feira, 3 de junho de 2011
O Instituto do Câncer de São Paulo oferece curso de
culinária para acompanhantes de pacientes em quimio e radioterapia.
A ideia é amenizar os efeitos colaterais dessas terapias – como boca seca,
 vômitos ou alteração de paladar – por meio da alimentação


A alimentação é uma das únicas maneiras práticas do acompanhante ajudar o paciente com câncer, já que são eles que preparam suas refeições. Aí vem a parte prática: dicas dos alimentos certos, a explicação e demonstração das receitas, a possibilidade ou não da substituição de certos ingredientes, a importância da apresentação dos pratos (uma vez que o paciente normalmente perde a fome e o apetite), o esclarecimento de mitos (do tipo: "comer carne aumenta o tamanho do tumor")...
O que fazer ou evitar quando houver os seguintes sintomas:
Náuseas e vômitos
O que fazer: prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente; beba suco ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não tiver feridas na boca) nos intervalos das refeições.
O que evitar: frituras e alimentos gordurosos; doces concentrados; condimentos e ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições.
Diarreia
O que fazer: consuma muitos líquidos (os sucos devem ser coados); procure ingerir carboidratos (batata, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, arroz, macarrão com molho caseiro coado, torradas), e carnes grelhadas e frutas sem casca (banana-maçã, maçã, pêra, goiaba sem casca e semente, caju).
O que evitar: leite e derivados; gordura (manteiga, creme de leite, bacon); frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes); leguminosas (feijão, grão de bico); e alimentos de causam gases (couve-flor, brócolis, repolho, ovo).
Boca seca
O que fazer: prepare as refeições com caldos ou molhos; se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés e mastigue chicletes (sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva; consuma líquidos, principalmente água.
O que evitar: alimentos secos.
Feridas na boca
O que fazer: consuma alimentos macios e pastosos; prefira os gelados ou à temperatura ambiente.
O que evitar: alimentos ácidos, picantes ou muito salgados e/ou muito quentes.
Ausência ou alteração de paladar
O que fazer: faça bochechos com água ou chá de camomila antes das refeições; se não tiver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml); abuse de temperos naturais (manjericão, orégano, salsinha); substitua os talheres de metal pelos de plástico, se sentir sabor metálico.
O que evitar: alimentos muito quentes ou muito gelados. 

Fonte: Época, Parte do texto O paladar pode conviver com o câncer, JUN, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário