Google Analytics Alternative

QUINUA À SUA MESA.

terça-feira, 14 de junho de 2011
De sabor agradável, pode ser servida tanto como
 ingrediente de alimentos doces quanto salgados.


Ainda pouco presente no prato brasiliero, a quinua, planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, sendo que alimentava os incas, é um alimento rico em proteínas de alto valor nutricional por conter todos os aminoácidos essenciais e vitaminas como A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C.

Rica em minerais, como o ferro (9,5 mg/100g), fósforo, potássio, magnésio, fonte de gorduras saudáveis e alto valor de carboidratos, sendo boa fonte de energia possuindo 347 Kcal por 100g, também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento intestinal. O grão é pode fazer parte da dieta de atletas, antes e depois dos treinos, ela fornece carboidratos, principal substrato energético, e aminoácidos essenciais necessários à formação de massa muscular.

A quinua não possue glúten, podendo ser incluída na alimentação de portadores da Doença Celíaca.

Qualquer pessoa pode consumir o grão, por ser rica em proteínas é uma boa opção para os vegetarianos. Idosos também podem incluir no cardápio, pois estimula o fortalecimento do sistema imunológico, pelos minerais e vitaminas que possui. O consumo de quinua pode melhorar a fadiga e a depressão por ter triptofano, um aminoácido necessário à produção de serotonina. De sabor agradável, pode ser servida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados.

Sugestão? Salada de Quinua com iogurte e manga
1 xícara de iogurte natural desnatado
1 colher sopa de suco de limão
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa de azeite.
Sal à gosto (com moderação)
2 de xícaras de quinoa cozida (cozinhe com água e sal por cerca de 10 minutos)
2 xícaras de chá de manga em cubos
1 Pimentão verde em cubos
2 colheres de salsa picadas
Como preparar?
Numa tigela, misture o iogurte com o suco de limão, o gengibre ralado e o azeite, sal e pimenta, por fim acrescente a quinua.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário