Google Analytics Alternative

Vitaminas à prevenção de doenças.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Indispensáveis e são largamente estudadas, em especial,
quando são consumidas em forma de suplementos,
 entre elas as vitaminas D e E.
As vitaminas são compostos orgânicos encontrados nos alimentos, suas necessidades diárias são pequenas, assim são chamadas de micronutrientes, porém desempenham funções essenciais e específicas ao organismo. As vitaminas são quem auxiliam que os nutrientes sejam digeridos, absorvidos pelo organismo.


As vitaminas podem nos proteger contra as doenças? Certamente, pois atuam na síntese de novas substâncias, produção de enzimas, algumas possuem ação antioxidante, entretanto cada uma delas desempenham funções especificas no organismo. Ainda muitas descobertas devem ser feitas à respeito das vitaminas, em casos de deficiências, as vitaminas certamente podem curar doenças, como na anemia, por exemplo.

Além de funções específicas, cada um delas, recebe nomenclatura distinta, algumas vitaminas são consideradas potentes antioxidantes, como as vitaminas C, E, substância que combatem os radicais livres, os mesmos que causam danos às células do corpo e envelhecimento precoce. Outras são essenciais à formação óssea, outra à coagulação sanguínea, ainda são largamente estudadas, em especial, quando são consumidas em forma de suplementos, entre elas as vitaminas D e E.

Entre os alimentos, uns são mais ricos em vitaminas do que outros, por isso é na variedade dos alimentos que alcançamos quantidades adequadas de todas as vitaminas. Cada grupo alimentar lhe proporciona vitaminas características. Um bom exemplo, é o grupo das Carnes (proteína animal) que fornece vitamina A, e o grupo de sementes e oleaginosas que fornecem abundante vitamina E.

Encontramos boas fontes de vitaminas na maioria dos alimentos como carnes, ovos, frutas, legumes, leguminosas, oleaginosas, cereais integrais. Saiba que a falta de vitaminas no organismo podem ocorrer pela redução ou até mesmo excesso na ingestão, diminuição na absorção, má absorção de gorduras, desequilíbrios da flora intestinal, além de alterações metabólicas.

O organismo seleciona as quantidades e as quais são necessárias no momento da ingestão, para passarem à corrente sanguínea, após vão para o fígado, onde serem aproveitadas, constituindo hormônios, anticorpos, enzimas, auxiliando na quebra de energia.

Certas vitaminas são armazenadas sem limite, porém podem atingir concentrações tóxicas no organismo, outras são armazenadas em pequenas quantidades e o que não é utilizada ao organismo é eliminada, à medida que você compreende os nutrientes que o corpo necessita, pode perceber a importância das vitaminas ao corpo. Assim, como o excesso pode ser prejudicial, a deficiência pode trazer sérios danos à saúde. Conforme as vitaminas foram sendo descobertas, foram abreviadas e nomeadas utilizando letras e nomes não comuns no cotidiano, não se impressione se você ler nomenclaturas estranhas, entre os alimentos temos disponíveis vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (leia mais em outras postagens).
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário