Google Analytics Alternative

Sabor e saúde de cereais integrais e frutas.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Sugestões? Prefira frutas inteiras ao lugar de sucos,
escolha pães integrais com farinha de trigo integral,
centeio, aveia, gérmen de trigo...
Um estudo realizado em Harvard concluiu que mulheres que consumiam pelo menos 2 porções de cereais integrais ao dia estavam menos propensas ao aumento do peso que do aquelas que consumiam grãos refinados.

Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que mulheres que consumiam 3 a 4 porções de grãos integrais ao dia, apresentavam menor risco de doenças cardíacas comparadas as que incluiam grãos refinados, os que você encontra em pães, massas, biscoitos.

Cereais integrais são fontes de fibras, vitaminas do complexo B entre eles o ácido fólco e minerais como o ferro, magnésio e selênio.

As fibras de grãos integrais necessitam de maior tempo à digestão, promovendo saciedade, reduzindo a produção de insulina, ou seja, são lentamente digeridos e absorvidos na corrente sanguínea. Integrais também contribuiem à redução dos níveis de colesterol no sangue, podendo reduzir o risco de doenças cardíacas. Ainda, as fibras são indispensáveis ao bom funcionamento intestinal. 

As vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico) também presentes nos integrais, são essenciais ao sistema nervovo,  desempenhando papel chave no metabolismo, contribuindo à liberação de energia provenientes dos macronutrientes.
Entre os minerais, nos cereais integrais você encontra o magnésio e o selênio. O selênio, mineral antioxidante, protege as células contra danos dos radicais livres, também indispensável ao sistema imune, já o magnésio é contribuinte à massa óssea e liberação de energia dos músculos.

E quanto as frutas? Frutas podem controlar o apetite, contêm substâncias que contribuem ao sistema imune, embora a frutose em excesso não seja bem-vinda, incluir porções adequadas são opções valiosas para quem quer incluir fitoquímicos, antioxidantes e fibras na dieta. Muitas frutas são fontes de nutrientes importantes, incluindo potássio, vitamina A, E, C e do complexo B.

O potássio auxilia na manutenção da pressão sanguínea dentro de valores normais, já a vitamina A contribui à saúde ocular, bem como na proteção contra infecções. O ácido ascórbico ou vitamina C é um potente antioxidante contribuinte à manutenção de dentes e gengivas saudáveis, ao sistema imune e absorção do mineral ferro. A vitamina E solúvel em gordura e antioxidante, possui propriedades antiinflamatórias, além de leve propriedade como anticoagulante.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário