Google Analytics Alternative

Exercícios, mitocôndrIas e rejuvenescimento.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os nossos corpos têm notáveis capacidades de
auto-regeneração, mas para tal, precisam de mitocondrias saudáveis.
Através dos exercícios aumentamos o percentual de massa magra, massa muscular corporal e a quantidade de oxigênio no organismo. (Leia outras postagens que mostram os benefícios dos exercícios físicos).

Além do mais, é gasto muitas calorias ao fazer algum tipo de exercício, porém não é só isso, melhoramos o funcionamento do organismo, ativamos o metabolismo e aumentamos o número de mitocôndrias. Isso faz que mesmo em repouso, ou quando você está menos ativo, a queima de calorias também se torne mais eficiente, como ao realizar qualquer atividade cotidiana como dormir ou ler.
Mas, o que são mitocôndrias?
Mitocôndrias são partes integrantes das células que promovem sua respiração, elas transformam o oxigênio e glicose, e os convertem sob a forma de ATP em energia ao organismo.

Segundo Dr. Luís Romariz, a criação de novas mitocôndrias é essencial ao nosso rejuvenescimento. Assim, a disfunção mitocondrial tem um papel importante em quase todas as doenças, nomeadamente nas doenças degenerativas, sendo vital que se criem novas e maiores mitocondrias de forma a impedir o declínio relacionado com o envelhecimento, e isto pode ser feito através de intenso exercício aeróbico, restrição calórica e certos medicamentos.


Cerca de 95% da energia celular é produzida pelas mitocôndriass, as quais têm a capacidade de se dividir dentro das células saudaveis e hipertrofiar (aumentar de tamanho). Conforme ele, nutrientes como a carnitina e Q10 têm a capacidade de proteger as mitocôndrias dos radicais livres protegendo assim as células cardíacas e os neurônios que ao contrário do que se pensa requerem enormes quantidades de energia. É importante otimizar a função mitocondrial para prevenir doença cardiovascular, Alzheimer, diabetes tipo II... Os nossos corpos têm notáveis capacidades de auto-regeneração, mas para tal, precisam de mitocondrias saudáveis.

0 comentários:

Postar um comentário