Google Analytics Alternative

SACAROSE.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Sacarose, um carboidratos simples,
que quando consumido é rapidamente absorvido pelo organismo.
Sabe aquele açúcar que você coloca no cafezinho, no preparo de doces e bolos? Nada mais é do a sacarose, um carboidratos simples, que quando consumido é rapidamente absorvido pelo organismo.

O açúcar refinado é obtido por processo que extrai da cana ou beterraba, a sacarose, assim com a adição de aditivos químicos, retirando sais minerais, vitaminas, fibras, impurezas, transforma-se em um produto concentrado em sacarose, sem nutrientes, altamente calórico, que agrada muitos paladares, entretanto o consumo sem controle está sendo responsável pelo aumento da obesidade e de um maior consumo calórico no mundo.

Mas, o que há de errado em consumir o açúcar refinado? Embora, a vitalidade nos pede para abolir o açúcar da dieta, o consumo quando exagerado que apenas confere sabor doce aos alimentos, aumenta a inflamação no organismo, estando relacionado ao envelhecimento precoce e risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer.


Grande parte das calorias consumidas hoje, provêm dos açúcares, seja nas sobremesas, balas, doces, biscoitos, produtos de padaria ou mesmo para adoçar os cafezinhos durante o dia.

E para onde vão todas essas calorias que são consumidas? O excesso de calorias, neste caso, dos açúcares refinados que são consumidos, transformam-se em depósito de gordura corporal, principalmente entre órgãos e vísceras, elevam a glicose sanguínea, sobrecarregam as células do pâncreas, levam ao estresse metabólico, à problemas no sistema digestivo, como constipação e flatulência.

Além disso, o organismo torna-se dependente do açúcar, portanto quanto mais intoxicado, mais ele deseja o açúcar. Qualquer indivíduo que o consuma em excesso pode apresentar sintomas como fadiga crônica e está em maior risco de desenvolver o Diabetes Mellitus. O que torna ainda mais preocupante é que existem quantidades de açúcares em alimentos industralizados como molhos, ketchup, pães, refrigerantes tradicionais, doces, achocolatados, sobremesas, iogurtes, biscoitos industrializados.
O organismo necessita de glicose e não de açúcar refinado. A glicose é o principal combustível do ser humano e deve ser obtida através dos carboidratos, mas de carboidratos que chamamos de complexo, a partir de uma alimentação equilibrada, que inclui frutas, legumes, grãos e cereais integrais.

As crianças também são as prejudicadas com esse excesso, consomem mais açúcares em gramas por peso corporal do que o necessário, onde a subnutrição é comum, o que significa subnutrição? Em muitas delas, faltam ao organismo nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento corporal e intelectual, mesmo assim estão sujeitas ao sobrepeso, obesidade e ao desenvolvimento do Diabetes Mellitus e ainda, a uma maior prevalência de cárie dental, ou seja, estão acima do peso, mas com graves deficiências nutricionais.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário