Google Analytics Alternative

Além do Equilíbrio Nutricional, saúde e vitalidade estão relacionadas à inclusão de alimentos funcionais.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Antioxidantes estão nos alimentos e
podem prevenir doenças crônicas e
 contribuir à uma vida mais longa!
Além do Equilíbrio Nutricional, saúde e vitalidade estão relacionadas à inclusão de alimentos funcionais, que além de nutrir podem trazer benefícios adicionais à saúde e estão associados à redução ao risco de doenças.

Maçã - Azeite de oliva - Cebola - Alcachofra - Abacate - Ameixa - Amora - Mirtilo - Brócolis - Couve de Bruxelas - Cenoura - Chocolate mais 70% cacau - Linhaça - Manga - Nozes - Castanhas - Mamão - Batata doce - Cereja - Tomate - Chá verde - Morango - Espinafre - Vinho tinto - Framboesa - Gérmen de trigo - Açai - Orégano - Aveia - Uva - Gengibre - Cúrcuma ...
A lista é grande de alimentos com potencial antioxidante.

Uma dieta rica em antioxidantes é vital para à saúde, especialmente em indivíduos com patologias ou excesso de peso. Os polifenóis do azeite de oliva estão entre os mais potentes antioxidantes, o chá verde (catequinas), alho (alicina), aveia (betaglucanas), cebola (quercetina), brócolis (isotiocionatos), cenoura (betacarotenos), semente de linhaça (ômega 3), soja (isoflavonas), tomate (licopenos), uva e suco de uva (resveratrol), castanhas (selênio) são exemplos de alimentos com substâncias bioativas que tem ação antioxidante e agem na modulação do processo inflamatório.

Aposte no ALHO para o preparo das refeições:
O alho disponibiliza compostos sulfúreos capazes de reduzir os efeitos de nitrosaminas e compostos N-nitrosos, altamente cancerígenos, que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas. Induzem a apoptose, oferecendo proteção contra tumores de mama, cólon, ovário, próstata e esôfago, sendo que auxiliam no controle das taxas de açúcar no sangue e impede a oxidação do colesterol. Alho também age contra infecções, devido à suas propriedades antibacteriana, antiviral e antifúngica.

Estudos epidemiológicos mostram redução de câncer de próstata em pessoas que o consomem, prevenção de trombose e diminuição da pressão arterial sanguínea, pois melhora o fluxo sanguíneo. As moléculas ativas do alho são liberadas apenas com o esmagamento dos dentes do alho. O alho em pó ou desidratado não oferece os mesmos benefícios do que ele fresco, após picado e esmagado. O componente de alho, a alicina, proporciona seu cheiro e sabor característico, é um potente antioxidante. Como digere alicina em seu corpo produz ácidos sulfênicos, um composto que reage mais rapidamente com perigosos radicais livres do que qualquer outro composto conhecido.

Aposte no CHÁ VERDE como bebida preferida, depois da água: 
Camellia sinesis está entre os vários estudos demonstrando seus benefícios e propriedades nutricionais anticâncer no consumo de seu chá. Bebida rica em polifenóis como as catequinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG).

O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas presentes. O consumo de seis xícaras ao dia está associado a prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, com a redução do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol. O aminoácido não essencial teanina, presente no chá verde pode melhorar a regeneração mental após a atividade física. A teanina reduz o estresse mental, pois proporciona efeitos relaxantes, aumentando os níveis de neurotransmissores, serotonina e dopanina. O procedimento realizado para a obtenção do chá preto destrói boa parte de compostos polifenóis. Obtemos benefícios no consumo de folhas secas em infusão, chá de saquinho e suplementos naturais em cápsulas. Para liberação das catequinas é necessário a infusão por pelo menos dez minutos.

Incremente sua salada com o BRÓCOLIS:
O brócolis é rico em antioxidantes da família crucíferos que agem na prevenção de doenças, contém uma elevada quantidade de isotiocionatos, que estimula as células à produzirem enzimas que formam uma linha de defesa contra tumores, podendo reduzir significativamente o risco de câncer de mama, bexiga, pulmão e próstata. Outros alimentos contendo isotiocianato incluem a couve de bruxelas, couve flor e repolho.
Antioxidantes e propriedades funcionais estão entre os alimentos e podem prevenir doenças, além de contribuir à saúde plena.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário