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Frutose e chutney de carambolas.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Que tal o preparo desta receita
para acompanhar pães de grãos integrais.


A frutose fornece 4 kcal/g, mas com um poder adoçante cerca de 2 vezes mais do que a sacarose. É o açúcar natural das frutas e do mel, embora não necessite de insula à sua metabolização, por ser um açúcar simples, o consumo em porções adequadas é necessário.
Geléia salgada? Que tal o preparo desta receita adaptada para acompanhar uma fatia de pão ou torrada integral.
Rendimento: cerca de 500g.

Ingredientes:
4 xícaras de chá de carambola (550g); 1 xícara de chá de água (250ml); 1 colher de chá rasa de sal; 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado; 1 colher de chá de pimenta preta partida; 1 colher de sobremesa de coentro em grão partido; 3 pitadas de noz moscada; 2 pedaços de canela em pau; 8 sementes de cardamomo; 5 cravos; 3 folhas de louro; 1 de xícara de uva passas; 1 xícara de chá de adoçante dietético para forno e fogão; 1 xícara de vinagre branco.
Preparo? Lave as carambolas e corte em fatias retirando as sementes. Em uma panela, coloque a água para ferver; acrescente a carambola, o sal, a canela, as folhas de louro e a metade do adoçante. Mantenha o fogo baixo e cozinhe durante 30 minutos. Junte o restante do adoçante, a pimenta, o gengibre, o coentro, o cardamomo, os cravos, as uvas passas e o vinagre. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até engrossar. Leve ao refrigerador.

Importante: Controle o sal em todas as preparações, ele não deve ser restritos somente aos hipertensos e renais.
Pacientes renais devem evitar a carambola.

2 comentários:

Glória do Nascimento at: 16 de janeiro de 2011 16:47 disse...

Parabéns! Fiz a receita e ficou uma delícia!

Poderia dar mais dicas de receitas saudáveis!

Grande abraço e continue assim, auxiliando nós mortais que fazemos tudo errado pensando que estamos certos, rsrsrs, mas algum dia nós conseguimos.
Obrigada.

{ maria } at: 15 de outubro de 2012 12:35 disse...

uau! parece q escrevi esta receita e o texto sobre frutose. Parabens é raro encontrarmos coerencia nos textos. Sou diabetica e houve muita celeuma recentemente sobre a frutose, mas a frutose que faz mal ao diabetico, segundo pesquisei, é a do mel de milho, confere?

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