Google Analytics Alternative

Horas de sono, diabetes tipo 2 e obesidade infantil.

domingo, 30 de janeiro de 2011
Além de otimizar a nutrição infantil,
incentive à horas suficientes de sono.
Os casos de obesidade infantil dobraram nos últimos anos. Uma boa noite de sono nos primeiros anos de vida poderia ser crucial na prevenção de uma criança se tornar obesa, dizem os pesquisadores.

Novos estudos demonstram, horas de sono e peso adequado na infância, segundo pesquisadores da Universidade de Chicago, crianças que têm hábitos inadequados de sono estão mais propensas a obesidade e apresentam risco maior de desenvolver diabetes tipo 2, em função de níveis aumentados de insulina, colesterol e proteína C-reativa (marcador de inflamação).

Publicado no Pediatrics, crianças obesas dormem menos horas, do que as crianças com peso normal. A relação entre qualidade do sono e obesidade já está bem estabelecida, ainda, as crianças com peso normal procuram compensar horas perdidas de sono, enquanto as crianças com sobrepeso dificilmente possuem esse hábito. A privação de sono causa desequilíbrios nos hormônios que controlam o apetite. Mais fome, menos saciedade, mais ansiedade e busca por alimentos mais calóricos ao longo do dia.

Além de otimizar a nutrição infantil, incentive à horas suficientes de sono.

0 comentários:

Postar um comentário