Google Analytics Alternative

Mais saúde às artérias?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
 Há suficiente gordura insaturada em sua dieta?

Mais saúde ao corpo e às artérias? O que você precisa fazer é escolher as quantidades adequadas e os tipos certos de gorduras para incluir em sua dieta, alguns alimentos fornecem mais gorduras saturadas ou oferecem insaturadas, as gorduras devem atingir no máximo 30% na ingestão calórica total.

As gorduras podem estar nas sobremesas, nos molhos para salada, biscoitos, pães e todos os alimentos fritos. Carnes, ovos e leite, quando integral, oferecem mais gorduras saturadas ao organismo. Óleos vegetais, quando não aquecidos, fornecem mais gorduras insaturadas do tipo monoinsatradas e poliinsaturas.
Grãos in natura oferecem pouca ou nenhuma quantidade de gorduras, somente as preparações como pão, biscoitos, massas que levam algumas gordura como ingrediente. Leites e derivados quando desnatados não fornecem quantidades significativas de gorduras. Sementes e oleaginosas, como nozes, avelãs, linhaça, fornecem mais gorduras do tipo mono e polinsaturadas. Os peixes fornecem mais quantidades de gorduras poliinsaturadas. Os vegetais e as frutas não possuem gorduras, com exceção das azeitonas e abacates, que são ricos em gorduras monoinsaturadas.
Mas, porque sempre que pensamos em reduzir o peso ou manter um peso saudável temos a convicção de que devemos deixar de lado as gorduras alimentares?
Parte das gorduras são prejudiciais à saúde, porém outras são essenciais ao organismo. Há dois ácidos graxos que são essenciais ao organismo, o corpo não consegue fabricar, assim devem ser fornecidos dos alimentos que você consome. Ácidos graxos que chamamos de poliinsatrados, ácido linolenico e ácido linoleico.
Ácidos graxos essenciais que são encontradas em óleos vegetais e peixes de água fria, entre eles o ácidos linoléico ou ômega 6 e o ácido linolênico ou ômega 3, assim são denominados por causa de sua estrutura química.
As gorduras monoinsaturadas também são necessárias ao organismo provindas além do azeite de oliva, de oleagenosas, como variedades de castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, abacates.
Óleos vegetais como o de girassol, milho, gergelim, canola, soja, linho, além de amêndoas, castanhas, nozes, avelãs. fornecem gorduras do tipo ômega 6, já o ômega 3 encontramos em peixes de água fria, incluindo atum, sardinha, truta, salmão, além de sementes e óleo de linhaça, ovos enriquecidos com o ômega, nozes, soja.
Muitas dietas com quantidades insuficientes de gorduras excluem oleaginosas e óleos vegetais ricos em propriedades funcionais, fitoquímicos, vitaminas, minerais, além de gorduras saudáveis que protegem o corpo contra problemas cardiovasculares. Há suficiente gordura insaturada em sua dieta?
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário