Google Analytics Alternative

Fundamentos da mastigação.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
O fato de comer rápido e realizar uma mastigação
insuficiente pode trazer consequências n
egativas ao processo digestivo.
Você leva a primeira garfada à boca e começa a mastigar. Pouco tempo depois, o ritmo começa aumentar, sente pouco o sabor do alimento e aos poucos, quando você dá por conta, não sabe o quanto comeu. 

Mas, o que determina para você parar de comer é se está saciado ou não? E será que você sente saciedade, mesmo ingerindo grandes quantidades de alimentos?

Se isso acontece quase que seguidamente, lembre-se da história dos hormônios envolvidos na saciedade e apetite.

Todo o trabalho de digestão inicia pela boca, a mastigação é a primeira etapa e muito importante, a saliva envolve e umedece cada alimento, com água e enzimas digestivas, os carboidratos, por exemplo, iniciam sua digestão na boca, quando envolvido pelo amilase salivar, faça uma pequena experiência, coloque um pequeno pedaço de pão na boca e deixe que permaneça por alguns minutos na boca, você irá começar a sentir um sabor levemente adocicado em suas papilas gustativas, isso significa que o pão iniciou seu processo de digestão.

A mastigação tritura e facilita a separação das partes dos alimentos, para que sejam absorvidos posteriormente. O fato de comer rápido e realizar uma mastigação insuficiente pode trazer consequências negativas ao processo digestivo, exemplos comuns são, flatulência, azia, dor e sensação de queimação.

Se alimentar rápido demais, pode também interferir com o sistema de sinalização, o mesmo que diz ao cérebro quando parar de comer porque o seu estômago está cheio. Se você come rapidamente, você está enchendo o seu estômago antes que essa sinalização aconteça, assim você come mais e mais, caro leitor, 20 minutos, esse é o tempo médio em que leva para que os sinais de saciedade sejam levados ao cérebro.

Hoje está comprovado que, quem mastiga bem os alimentos, controla melhor as porções ingeridas e possui um peso dentro do ideal.

Comparar a velocidade na hora de comer, a sensação de estar satisfeito e estar acima do peso, foi o estudo realizado há um tempo mas que merece destaque, publicado no British Medical Journal, Cientistas da Universidade de Osaka analisaram os hábitos alimentares de cerca de 3 mil pessoas. Destas, quase metade dos voluntários tinham a tendência de comer rapidamente. Comparados com quem não comia rapidamente, o que espera? Homens e mulheres mais propensos a estarem acima do peso. Portanto, mastiga, fará bem à você.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário