Google Analytics Alternative

ÁGUA: de extrema importância.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
ÁGUA À SOBREVIVÊNCIA.
Você já parou para pensar sobre a importância da água para o organismo? É extrema, afinal não poríamos sobreviver sem ela. A água é essencial, participa de funções no organismo dentro e fora das células.

A água é responsável por manter o volume sanguíneo, transportar nutrientes e resíduos pelo corpo. Atuando no controle da temperatura corporal, ainda todas as reações químicas que você possa imaginar ocorrem em função da água existente.

Alguns fatores aumentam as necessidades de água:
• Climas quentes e ambientes aquecidos.
• O uso de medicamentos, em especial os diuréticos.
• Casos de queimaduras, perda sanguínea.
• Consumo de cafeína ou álcool.
• Doenças como o Diabetes.
• Exercícios físicos.
• Gestantes e nutrizes.
• Aumento no consumo de fibras, gorduras, açúcares e sal.
• Crianças e idosos.

Poucas pessoas ingerem água em quantidades suficientes diariamente, salvo as que têm consciência plena de sua importância, normalmente a busca pela água ocorre somente quando a sede se manifesta.


A sede leva o indivíduo a procurar por água. Quando o sangue está concentrado em demasia, no caso da desidratação, por exemplo, partículas e moléculas atraem água das glândulas salivares, assim a boca fica seca. O cérebro, particularmente o hipotálamo, controla o estimulo a sede, os rins também controlam a quantidade de água no organismo, quando as necessitadas de água são aumentadas para funções internas no organismo, a eliminação de água, através dos rins é reduzida. A desidratação pode ocorrer facilmente quando o estímulo à sede é ignorado e as conseqüências podem ser sérias se muita água for perdida. Os sintomas da desidratação vão da sede à fraqueza, levando a morte se não corrigida.

O corpo elimina parte do seu líquido através da urina. Quanto mais água ingerirmos, mais urina é formada e assim eliminada. Além da urina, são eliminados líquidos através do suor, respiração e fezes.

As necessidades de água dependem da ingestão alimentar de cada pessoa, nível de atividade física realizada, temperatura corporal e ambiental. Assim, pessoas que vivem em regiões de climas mais quentes, as que praticam mais atividade física, necessitam ingerir mais água. Sabiamente na natureza, grande parte dos alimentos contém água, em especial frutas e hortaliças, entretanto por todas as funções que a água desempenha no organismo, nada substitui a água pura, indispensáveis aos tecidos corporais.

Por que não deixar de ingerir água? Ingerir adequadamente água pode proteger contra problemas renais, entre eles as pedras nos rins, eliminando toxinas do organismo. A água auxilia na manutenção da temperatura corporal, transporta os nutrientes pelo corpo, participa de reações químicas, contribui à digestão dos alimentos.


Você sabia que a desidratação crônica está relacionada ao envelhecimento precoce?
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário