Google Analytics Alternative

A forma mais simples para alcançar uma boa saúde e longevidade é o foco sobre a nutrição diária.

domingo, 23 de janeiro de 2011
A forma mais simples para alcançar
uma boa saúde e longevidade é o foco sobre
a nutrição diária.
Hoje estão disponíveis suplementos e alimentos fortificados, entretanto a nutrição suficiente e em equilíbrio é a que fornece uma proteção diversificada. Entre os alimentos, principalmente os vegetais (frutos, legumes, hortaliças, oleaginosas...) possuem uma combinação adequada e única de nutrientes.

Mas, e quanto as cores dos alimentos? A maior parte das substâncias podem ser identificadas pela cor. Alimentos vermelhos contêm carotenóides como o licopeno, antioxidante, que age na proteção contra tumores e favorece à circulação sanguínea. As principais fontes destes alimentos são o tomate, goiaba, melancia, caqui.

Alimentos verdes são ricos em antioxidantes e desintoxicam o organismo. Contêm clorofila, ácido fólico, ferro, cálcio, betacaroteno, isocionatos. Principais fontes alimentares são o espinafre, couve de bruxelas, repolho, brócolis.

Alimentos alaranjados ou amarelos são ricos em betacaroteno e carotenóides, antioxidante que age no sistema imune, proteção cardíaca, anticancerígeno, encontrados em alimentos como mamão, manga, abóbora. Já, alimentos de coloração arroxeados como as uvas, ameixas, amoras são ricos em antocioninas, flavonóides, importante ao antienvelhecimento, antioxidantes, ação anticancerígena, inibe a formação de coágulos e agem como antiinflamatórios.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário