Google Analytics Alternative

A importância dos integrais e do Índice glicêmico dos alimentos.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
As fibras presente nos alimentos tornam mais lento
o ritmo de absorção do açúcar no sangue,
além disso, dão maior saciedade e auxiliam no controle
e na perda do peso.
Alimentos em sua forma integral carregam todas as propriedades nutricionais do grão, são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e todos os benefícios na prevenção de distúrbios intestinais, controle do diabetes e do peso. Já que o grão refinado, perde seus nutrientes, pois passa por processos industriais de refinamento.

Carboidratos complexos ou integrais são metabolizados mais lentamente, assim transformam-se em energia de forma gradual e fornecem energia saudável às células. Assim, desde a década de 80, pesquisas mostram que o que torna um carboidrato ruim e o que o torna saudável ao organismo é a velocidade em que eles são metabolizados ou digeridos, o que chamamos de carga glicêmica (CG) ou índice glicêmico (IG).

O índice glicêmico é o potencial que um determinado alimento tem de aumentar a glicose sanguínea ou carga de açúcar no sangue. O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente fazem com que o açúcar ou glicose no sangue, se eleve mais rapidamente, assim são alimentos de alto índice glicêmico, aumentando também a quantidade de insulina necessária na corrente sanguínea, o que pode com o tempo sobrecarregar o pâncreas, causando uma hiperglicemia, podendo levar a Diabetes Mellitus tipo 2.

O maior problema é que o consumo de carboidratos simples, processados os que fornecem energia rápida estão aumentando, mais do que isso, o consumo está em altíssimas quantidades, como você pode ver seja por açúcar refinado, farinha branca, o consumo irregular e em demasia deste tipo de carboidrato, sobrecarregam o organismo e causam uma espécie de montanha-russa nos níveis de insulina.


Analisar o índice glicêmico das refeições que você está consumindo é uma boa maneira de modificar o consumo de alimentos. Já, os alimentos que contêm carboidratos de digestão lenta e, portanto, liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea são os alimentos de baixo índice glicêmico. Tais alimentos contêm maior quantidade de fibras. As fibras que tornam mais lento o ritmo de absorção do açúcar no sangue, além disso, dão maior saciedade e auxiliam no controle e na perda do peso.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário