Google Analytics Alternative

Emagrecimento. Consumir muito menos calorias do que o organismo necessita?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
A restrição severa de calorias causa o efeito contrário,
dificilmente o manterá em forma ou com plena vitalidade.
Muitos já tentaram fazer dieta e fracassaram. Se for o seu caso, em vez de desistir, para e pense sobre suas atitudes e escolhas alimentares que o levou até aqui e procure entender um pouco sobre o metabolismo.

De forma simplista, o metabolismo pode ser explicado como um total de reações químicas, envolvendo todos os processos de ingestão, absorção, assimilação e excreção dos nutrientes. Por meio de todo este processo, hormônios, neurotransmissores e moléculas controlam o processo digestivo e a velocidade em que os nutrientes são distribuídos, assimilados e eliminados.


A qualidade e quantidade dos alimentos, as situações de estresse, as condições fisiológicas, os níveis hormonais e a prática de atividade física, determinam a queima de calorias e a utilização e biodisponibilidade desta energia às células do corpo. Energia que proporciona que o organismo se mantenha vivo e que possa realizar suas funções de forma eficiente.
Muito bem, se muitos fatores estão envolvidos, você já pode imaginar que consumir muito menos calorias do que o organismo necessita para manter-se vivo, como realizar os processos de respiração, digestão, não é uma maneira saudável de manter a saúde e um peso adequado.

Você já ouviu falar que para perder peso é necessário apenas comer muito menos e realizar muito mais exercícios? Comer menos e se exercitar mais não é uma maneira eficiente para permanecer dentro do peso ideal. Por quê? A restrição severa de calorias causa o efeito contrário, dificilmente o manterá em forma ou com plena vitalidade, reduzindo massa muscular, ainda, se você se exercitar muito mais, poderá sentir muito mais fome e certamente, não permanecerá por muito tempo com a restrição de alimentos e rotina de exercícios. Caso esteja fazendo restrição severa de calorias poderá estar lhe faltadando nutrientes importantes.
Um estudo recente publicado no Nutrition Journal, revela que perder peso de maneira drástica pode ser prejudicial à saúde. Segundo o estudo, estar ligeiramente acima do peso, mas ingerindo uma dieta balanceada, é mais saudável ao organismo do que viver em constantes regimes restritivos. Respeite os sinais de fome e saciedade, busque orientações quanto à sua dieta, ela deve lhe proporcionar vida.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário