Google Analytics Alternative

Níveis séricos de vitamina D e sintomas depressivos em idosos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Nutrição Otimizada requer inclusão de nutrientes
indispensáveis ao bem-estar geral do indivíduo.
(http://migre.me/3zdsQ)


Qual seria a ligação entre deficiência de vitamina D e depressão?

Dentre de 20 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que mais pessoas serão afetadas pela depressão do que qualquer outro problema de saúde. Segundo dados publicados no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, a hipovitaminose D e os sintomas depressivos estão relacionadas.


Foram analizados os dados de 531 mulheres e 423 homens com mais de 65 anos, da população de Toscana, Itália. Os participantes foram acompanhados por 6 anos e seus sintomas depressivos avaliados.

Os resultados mostraram ser mais significativos entre mulheres do que homens. Mulheres com níveis sanguíneos de vitamina D (calcitriol)  inferiores a 50 nmol/l apresentaram mais sintomas depressivos, comparados com níveis acima deste valor.

A hipovitaminose D é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas depressivos em idosos. Essa ligação é maior em mulheres do em homens. Compreender de fato a ligação entre a deficiência da vitamina e depressão requer mais pesquisas.

Conforme os estudos, além da vitamina D, o zinco, ômega 3 e ácido fólico podem reduzir os sintomas da depressivos e modular o humor. Lembre-se: Nutrição Otimizada requer inclusão de nutrientes indispensáveis ao bem-estar geral do indivíduo.

Serum 25-Hydroxyvitamin D and Depressive Symptoms in Older Women and Men, Milaneschi Y, Ferrucci L, et al, J Clin Endocrinol Metab, may., 2010.

0 comentários:

Postar um comentário