Google Analytics Alternative

TIPOS DE IOGURTES.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013
1 - Quais são os nutrientes importantes dos iogurtes?
Os dois principais nutrientes presentes no iogurte são proteína e cálcio. As proteínas são nutrientes necessários na construção e reparação de tecidos do corpo.
O cálcio, fundamental para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contêm boas quantidades de vitamina A (que tem papel fundamental na visão e pele) e de vitaminas do complexo B (necessárias para a formação de energia). Um dos poucos inconvenientes dos iogurtes comerciais é que após serem adoçados e aromatizados, podem conter muitas calorias. Por isso, as versões lights e desnatadas são as melhores opções.
 
2 - Um copo de iogurte atende que necessidades diárias desses nutrientes?
A necessidade de cálcio para um adulto é em média 1200mg / dia. Para alcançá-la, a recomendação de ingestão diária de laticínios, em geral (leite e todos os seus derivados), deve ser de 3 porções somadas. No entanto, para cada faixa etária da mulher essa porção representa uma quantidade, tendo em vista que cada mulher tem uma certa necessidade de cálcio. Portanto, veja a sua faixa etária e faça as contas:
  • a 24 anos - 1200mg de cálcio/ dia
  • 25 anos ou mais - 800mg de cálcio/ dia
  • 1 copo (200ml) de iogurte tem 240mg de cálcio
3 - Qual a diferença entre os iogurtes naturais e os iogurtes de lactobacilos, como Yakult?
O iogurte apresenta em sua composição bactérias puras que consomem o açúcar do leite, ou lactose, para obter energia, e excreta o ácido lático, que coalha o leite. O produto final preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas com menor quantidade de lactose. Além disso, as bactérias são excelentes para equilibrar a flora intestinal.
A diferença entre o iogurte e o leite fermentado é que o iogurte é formado por uma cultura mista dos microorganismos Lactobacilus bulgaricus e Streptococus thermophilus. Já o leite fermentado, Yakult, é à base de leite desnatado, fermentado por lactobacilos Lactobacillus casei Shirota, que segundo o fabricante, são mais capazes de atravessar a acidez do estômago e chegarem vivos aos intestinos em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliarem na redução dos riscos de doenças. A diferença básica é o tipo de bactéria utilizada.
 
4 - Como os iogurtes melhoram a função intestinal?
O aparelho digestório contém certas bactérias benéficas ao corpo. Essas bactérias ajudam a digestão dos alimentos e são necessárias para produção de certas vitaminas, principalmente as do complexo B. Essas bactérias, contidas no iogurte, são ainda responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e também evitam o crescimento de agentes patogênicos (microorganismos indesejáveis que causam doenças).
5 - Existe algum tipo de iogurte mais recomendável ou mais nutritivo do que outro?
Todos os tipos são extremamente saudáveis e nutritivos. Os melhores são os que contêm pouca ou nenhuma quantidade de açúcar e os desnatados.
6 - Que observações devem ser feitas no momento da compra?
Como o iogurte é um produto perecível, deve-se atentar principalmente a data de validade e as condições de armazenamento, este deve estar sempre sob refrigeração. Se qualquer umas dessas características não estiverem adequadas, não arrisque em consumir.

7 - Existem muitos lançamentos e novidades no mercado. Misturas de iogurtes com sucos, frutas, enriquecidos com fibras, são boas opções? Existe alguma possibilidade de que a mistura de alimentos e conservantes diminua a capacidade de absorção dos nutrientes do iogurte, como o cálcio, por exemplo?
Quanto ao uso de conservantes, o que existe são especulações, mas nada comprovado cientificamente. As misturas, por sua vez, são muito benéficas, pois na maioria das vezes tratam-se de frutas e fibras, o que melhora ainda mais o valor nutricional do iogurte.

Ressaltamos a seguir as propriedades nutricionais dos principais iogurtes encontrados no mercado (vale lembrar que todos, independentemente da mistura, possuem as propriedades nutricionais citadas acima):

MarcaCaloriasProteínaCarboi
drato
GorduraCálcioinformações nutricionais
Batavo morango 102,0 3,3 17,0 2,2 90A polpa do morango, utilizada na fabricação desse iogurte, é rica em vitamina C, atuando como antioxidante no combate aos radicais livres.
Parmalat maçã c/ canela 105,1 3,6 15,3 3,2 90Essa pode ser uma boa opção para pessoas que ao consumirem iogurte, têm diarréia. A maçã que tem ação obstipante, melhora a tolerância nesses casos.
Paulista laranja, cenoura e mel 114,9 3,7 18,9 2,7 137,6Além de ser boa fonte de fibras, a cenoura é rica em vitamina A. O mel é carboidrato e fornece energia ao organismo, além de conter diversas vitaminas que combatem o aparecimento de doenças.
Parmalat c/ mamão e laranja 101,4 3,6 15,4 2,1 -O mamão possui ação laxativa e assim como a laranja é fonte das vitaminas A e C
Danone cereais 112,0 3,9 18,2 2,6 114,0Os cereais além de fornecerem carboidratos, nutriente que fornece energia, são boas fontes de fibras e vitaminas do complexo B.
Molico light Ameixa 51 3,4 9,4 0,0 -Possui baixo teor de gordura e calorias, sendo eficaz para as dietas de emagrecimento. A ameixa tem ação laxativa.
Corpus light ameixa e coco 42 3,4 6,3 0,0 120O coco é uma boa fonte de fibras e ácidos graxos (gorduras) e de fácil digestão. A ameixa possui ação laxativa.
Danone natural 75,0 4,1 6,0 3,8 128,0Por não conter sabor, pode ser consumido batido com frutas ou em preparações de molhos para saladas. Tem elevado valor de proteínas e cálcio.
Danone desnatado 47,0 4,5 7,2 0,1 132,0Idem acima, mas com teor reduzido de gordura. Uma boa opção para pessoas em dieta com restrição de gordura.
Dan'up cereais e banana 91,0 2,7 15,7 2,0 120,0A banana é rica em carboidratos (cereais) e potássio, nutriente essencial no processo de contração muscular.
Nestlé frutas amarelas (manga, mamão, pêssego) 113 2,5 20,3 2,4 -As frutas amarelas são ricas em vitamina A, que apresenta ação antioxidante e tem papel fundamental na visão e integridade da pele.

Fonte: RG Nutri, acesso em 26/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário