Google Analytics Alternative

BANANA, FORMAS DE INCLUIR NA DIETA.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Começar o dia com ela ou ter por perto para matar a fome na hora do lanche vale a pena: a banana, além de deliciosa, é uma das frutas mais nutritivas e campeã no quesito saciedade. "A banana possui nutrientes que promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino, ajudando a reduzir as toxinas produzidas pelo colón intestinal", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Funcional.  
 
A fruta ainda melhora a absorção de nutrientes, estimula o sistema imunológico e, graças às doses generosas de potássio, ajuda no controle da pressão arterial e na prevenção do AVC. A recomendação dos pediatras para incluir banana na dieta de uma criança com diarreia chama atenção para outra propriedade desta fruta - o efeito é resultado da pectina, substância que regula o intestino e diminui colesterol.

A versatilidade de benefícios - ainda bem! - encontra paralelo nas formas de consumo. Veja a seguir uma lista de combinações espertas para manter a banana na sua lista de alimentos preferidos. 
 
Farinha de banana verde
A banana, quando está verde, possui uma substância chamada amido resistente - uma porção de amido e produtos do amido que resistem à digestão no intestino delgado. "O amido resistente diminui a absorção de gorduras e açúcares no intestino. Também dá uma sensação de saciedade maior", afirma a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Desta forma, esse ingrediente ajuda a emagrecer, pois inibe a vontade de comer.

A banana verde trava a língua e não agrada a maioria dos paladares, por isso a farinha é uma forma de consumo mais popular. Você pode usar a farinha de banana verde como acompanhamento de frutas, no preparo de bolos ou em sucos. Basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. Pronto: a sua farinha caseira de banana verde está pronta para o consumo.  
Banana com canela

A banana quente com canela é uma ótima receita para matar a vontade de doces. "A canela é considerada um alimento termogênico (aumenta a temperatura do corpo), acelerando o metabolismo", afirma a nutricionista Loureça Dalcanale, do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica. A especialista explica que quanto mais acelerado for o metabolismo, mais rápida será a queima de calorias, ajudando na perda de peso. Só não vale adicionar açúcar na receita, experimente degustar o sabor natural da fruta. 
Vitamina de banana

Outro modo saudável de consumir a banana e fazendo uma deliciosa vitamina. Nesta receita, a banana pode ser batida com outros ingredientes que também contribuem para a perda de peso. "Uma maneira saudável de fazer a vitamina é bater leite de arroz, de soja, de aveia ou iogurte com banana, aveia e linhaça. Você combina a proteína do leite, duas fontes diferentes de carboidratos (banana e aveia) e uma gordura boa (linhaça)", ensina a nutricionista Roseli.

A vitamina de banana é uma ótima fonte de energia para ser consumida antes da prática de exercícios. "O potássio potencializa a ação do músculo cardíaco, evita as cãibras e faz com que você treine com mais disposição", afirma Daniela.  
Banana com aveia

A aveia, rica em fibras, cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e carboidratos, é um cereal fundamental para uma dieta saudável. Segundo a nutricionista Daniela, o alimento pode ser consumido sem restrições, inclusive por quem deseja emagrecer, pois tem carboidratos de absorção lenta, que prolongam a sensação de saciedade. A junção de aveia com banana é perfeita para o café da manhã ao controlar a fome evitar um almoço cheio de calorias.

A banana, além de dar a sensação de saciedade, também controla a ansiedade. "Ela é fonte de triptofano, um tipo de aminoácido que o organismo converte em serotonina. Esse hormônio melhora o humor e, de modo geral, aumenta a sensação de bem-estar", explica a nutricionista Loureça. Quando a ansiedade diminui, a vontade de comer (doces, principalmente) também diminui e sua dieta deslancha.  
Bolo de banana

Que tal fazer uma festa de aniversário com um toque tropical? O bolo de banana, certamente, vai agradar seus convidados e ainda contribuir para a alimentação saudável - claro que a opção também vale para o café da manhã e para o lanche da tarde. A receita light pode substituir o açúcar por adoçante culinário e incluir farinha integral, que dá mais saciedade. Mas não exagere na dose - uma fatia tem, em média, 150 calorias.  
Banana com comida

Já pensou em substituir os carboidratos do seu prato pela banana? Experimente trocar o arroz ou o macarrão de uma refeição pela fruta cozida ou crua, de acordo com a sua preferência. Uma proteína como uma carne, frango ou peixe acompanhada de banana corta calorias do seu prato e ainda acrescenta fibras e potássio.  
Doce de banana

Se a banana verde é a base para fazer a farinha, a banana bem madura - daquelas que se ficar mais um dia na fruteira estraga - é o ingrediente fundamental do doce de banana. Leve ao fogo baixo as bananas cortadas em rodelas e acrescente a canela e um pouquinho de água. Mexa até que as bananas desmanchem, então prove e veja se vai precisar de um pouco de adoçante. É ótima opção de doce com poucas calorias e muito saboroso. Vale como sobremesa após o jantar, já que a banana ajuda o organismo a sintetizar melatonina, hormônio que colabora para o relaxamento do corpo e também para o sono. "Dormindo bem, você regula as doses de cortisol no organismo. Essa substância, conhecida como o hormônio do estresse, estimula o apetite e faz você comer mesmo estando satisfeito. Por isso é ideal que ela esteja presente sem exageros na corrente sanguínea", afirma a especialista. 
 
Fonte: Minha Vida, Descubra sete formas de incluir a banana na sua dieta. A fruta é deliciosa, dá energia para o corpo e ainda ajuda a afastar o estresse. Acesso em 18/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário