Google Analytics Alternative

RAZÕES PARA NÃO BEBER ÁGUA ENGARRAFADA.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Apesar de ser responsável por grandes debates sobre a quantidade ideal para sua ingestão, os benefícios da água para a saúde são inegáveis. Segundo a nutricionista Amélia Duarte, o líquido está presente em 50% a 75% do peso corporal de um adulto e é um dos principais transportadores de nutrientes do nosso corpo e age também como suporte para o bom funcionamento intestinal.
 
Mas é preciso ficar atento quando os assuntos são as fontes e o armazenamento deste recurso. Há anos, a água engarrafada está na mira de críticos e ambientalistas europeus e norte-americanos. A discussão chegou ao Brasil em 2010, mas não ganhou força, apesar deste produto ser visto por muitos cientistas como um ícone do desperdício, da desigualdade social e também um risco para a saúde.
Conheça cinco motivos para não ingerir água engarrafada:
 
1. Ingestão de produtos químicos
agua2 Cinco razões para não beber água engarrafada
Para cada litro de água engarrafada, são utilizados 200 ml de petróleo. Foto: Oxfam International
 
O biólogo Carlos Lehn alerta que, para cada litro de água engarrafada, é estimada a utilização de 200 ml de petróleo em sua produção, embalagem, transporte e refrigeração. Além disso, um estudo norte-americano revelou que há presença de fertilizantes, produtos farmacêuticos, desinfetantes e outras fórmulas químicas presentes no produto agem de forma negativa no corpo humano
 
2. Danos socio-ambientais
agua3 Cinco razões para não beber água engarrafada
Cerca de 900 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água de boa qualidade. Foto: miggslives
 
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 900 milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à água de boa qualidade, enquanto que uma parcela da população prefere consumir água engarrafada mesmo tendo acesso a água tratada. O consumo excessivo do produto em todo o mundo pode levar à superexploração de aquíferos, o que deixaria um legado de falta de água para gerações futuras.
Lehn aponta que a produção e distribuição do volume das águas engarrafadas podem gerar mais de 60 mil toneladas de emissões de gases do efeito estufa, o equivalente ao que 13 mil carros geram em um ano.
 
3. Produção de lixo
agua4 Cinco razões para não beber água engarrafada
O produto pode gerar até 1,5 milhões de toneladas de resíduos/ano. Foto: Mr. T in DC
 
Apesar de serem materiais recicláveis, as garrafas utilizadas para o acondicionamento do recurso geralmente não são recicladas, podendo produzir até 1,5 milhões de toneladas desses resíduos por ano. E, para produzir essa quantidade de plástico, são gastos cerca de 47 milhões de litros de óleo.
A cidade de Concord, em Massachusetts (EUA), foi a primeira comunidade dos Estados Unidos a abandonar a utilização das garrafas plásticas de uso único, em 2013. O motivo? Elas não estimulam a reutilização. Em 2010, só nos EUA a estimativa era o descarte de 50 bilhões de embalagens plásticas de água por ano. Menos de 10% são recicladas. “Alguns hábitos antigos, como a sacola de pano e a garrafa de vidro podem representar a solução para alguns de nossos maiores problemas, a exemplo do acúmulo de lixo nas grandes cidades”, reforçou o biólogo ao site JorNow.
 
4. Preço abusivo
agua5 Cinco razões para não beber água engarrafada
O preço da água engarrafada é quase 100 vezes mais alto do que a disponibilizada pelo governo. Foto: Route79
 
O preço da água engarrafada é quase 100 vezes mais alto do que a disponibilizada pelo sistema público. Além disso, o lucro coma venda do produto, que poderia ser investido na melhoria do abastecimento público de água, permanece privatizado.
 
5. Menos atenção aos sistemas públicos
agua6 Cinco razões para não beber água engarrafada
O consumo de água em garrafas pode impactar governos. Foto: stvcr
 
… E se temos água engarrafada para consumir, para que investir em um bom sistema de abastecimento de água público? O crescimento da indústria de água engarrafada pode incentivar a privatização da comercialização do recurso em todo o mundo – o que não seria um bom sinal para qualquer governo.
Assista ao vídeo sobre a história das garrafinhas de água (em inglês):

* Publicado originalmente no site EcoD.
 
Fonte: Envolverde, acesso em 18/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário