Google Analytics Alternative

50 ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

terça-feira, 24 de setembro de 2013
Consumir frutas da estação garante a absorção de maiores quantidades de nutrientes. Pois alguns itens não devem faltar na dieta durante todo o ano.

A versão online do jornal Huffington Post perguntou a diversos especialistas quais os alimentos mais importantes para garantir uma boa nutrição e, consequentemente, uma boa saúde, e elaborou uma lista com 50 deles. Confira. Entre eles estão o café e o chocolate.

Amêndoas
Rica fonte de fibras, proteínas, gorduras não-saturadas, antioxidantes, vitaminais e sais minerais. Excelentes opções para lanches saudáveis, mas com moderação. Recomenda-se consumir no máximo 23 unidades.

Maçãs
O benefício do alimento vem da pectina, tipo de fibra que ajuda a controlar o colesterol no sangue. A casca contém ácido ursólico, que colabora para manutenção do peso.

Alcachofras
Muito ricas em fibras, cerca de 12 gramas por cada 120g, ajuda na manutenção do peso e dos níveis de colesterol. Mas sua vantagem está no fato de ser o alimento com maiores índices de antioxidantes, superando outros como frutas vermelhas, uvas ou chocolate amargo.

Abacate
O fruto, rico em gorduras, ajuda a conferir sensação de saciedade. As boas gorduras são essenciais também para ajudar na absorção de antioxidantes como carotenóides e licopeno. Contém ainda vitaminas C e E e potássio.

Beterraba
As cores fortes do alimento indicam propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. A lista de substâncias benefícas à saúde continua com vitamina C, vitamina B6, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, riboflavonóides e tiamina.

Feijões
Conhecidos pela grande quantidade de fibras, benéficas ao coração, e apontados como aliados no combate a diabetes e a alguns tipos de câncer.

Pimentão
Cheios de vitamina C, possuem baixos índices de açúcares, ao contrário de outras fontes da substância. São ricos em carotenóides, que são importantes para a saúde ocular e cardiovascular.

Framboesas e amoras
Ricas em vitamina C, antioxidantes e outras substâncias relacionadas à manutenção da saúde mental, do coração, combate ao câncer e a infecções do trato urinário.

Chá preto
Fornece flavonóides ao corpo, responsáveis pelo combate a infecções e aumento da imunidade do organismo.

Mirtilo
Como as demais frutas normalmente chamadas de 'vermelhas', fornece vitaminas e antioxidantes ao corpo. A diferença é que os mirtilos possuem as maiores quantidades dessas substâncias, responsáveis pela manutenção do colesterol, redução do diabetes, retardo do envelhecimento, entre outros benefícios.

Brocólis
A lista de benefícios ao corpo inclui alto índice de fibras, vitaminas C, K, E e B, cálcio, ferro, selênio e potássio.

Arroz integral
Estudos apontam que o alimento ajuda a baixar a pressão sanguínea, protege contra diabetes, além de ser rico em fibras, o que ajuda na sensação de saciedade.

Couve de bruxelas
Vitaminas A, B e E e ômega-3 estão no pacote de benefícios oferecidos pelo vegetal. O alimento também é apontado como aliado no combate ao câncer de mama.

Cerejas
Boas fontes de fibras e ricas em vitaminas A e C, cálcio e ferro.

Sementes de chia
Ricas em antioxidantes e ômega-3, faziam parte da dieta dos povos Azteca e Maia.  Contêm mais cálcio do que o leite e uma porção sobre o iogurte auxilia na absorção da substância e das fibras.

Café
Pesquisas associam a bebida a benefícios como proteção ao coração, combate à depressão, diminuição do risco de diabetes. Isso se deve a suas propriedades antioxidantes, benéficas à saúde das células cerebrais.

Cranberries (Oxicoco)
Repleta de antioxidantes, que ajudariam a combater infecções do trato urinário e também o acúmulo de tártaro. Mas isso quando a fruta é consumida in natura e não na forma de sucos, que geralmente contém açúcares.

Chocolate amargo
O doce faz bem à saúde graças ao cacau, que é rico em antioxidantes, associados a baixos índices de pressão sanguínea, mau colesterol e à boa saúde do coração. Mas o consumo deve ser moderado devido aos índices de calorias e gorduras.

Edamame
A vagem da soja verde é altamente protéica, com cerca de 8 gramas em cada 120, o vegetal oferece ainda magnésio, potássio, e é apontado por estudos como auxiliar na prevenção de doenças como diabetes, câncer e cardíacas.

Ovos
Os alimentos fornecem proteína com poucas calorias e poucas gorduras. São ricos em colina, integrantes das vitaminas do complexo B, que ajudam a ter boa memória.

Linhaça
As sementes são ricas em ôemga-3, fibras e também em um nutriente que combate doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Gengibre
Reconhecido por suas propriedades antiinflamatórias, ajuda na boa digestão, combate enxaquecas, dores de dentes, reumatismo, tosse, problemas do sistema respiratório.

Coalhada
Fonte de proteína, o dobro do iogurte tradicional, cálcio, potássio e fósforo. No entanto, contém gordura saturada e deve ser consumida com moderação.

Chá verde
É a versão que fornece a maior quantidade de polifenois, um antioxidante vegetal, que ajuda na saúde do coração e do cérebro.

Couve
As folhas do vegetal são repletas de cálcio, importantes para a saúde dos ossos e dentes. Também oferece vitaminas que ajudam no combate a infecções, a manter os nervos saudáveis e boa coagulação.

Kefir
Grãos de Kefir são normalmente fermentados no leite e oferecem probióticos, proteínas e cálcio que são benéficos principalmente à digestão e à saúde dos ossos.

Lentilhas
Uma xícara dos grãos fornecem 18 gramas de proteínas, o mesmo que 90 gramas de carne.

Aveia
Fonte de vitaminas B1, B2 e E, além de minerais como zinco e ferro, é fornecedor de fibras solúveis, o que signifca que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Azeite de oliva
As gorduras monoinsaturadas do ingrediente são conhecidas por diminuir riscos de doenças cardíacas, os níveis do mau colesterol, de insulina e a pressão arterial.

Laranjas
A fruta é fonte de fibra, folatos, antioxidantes, vitamina C, esta última importante para manter o sistema imunológico em dia e aumentar a absorção do ferro pelo organismo.

Pistache
Importantes fornecedores de vitamina B6, tiamina, fósforo, potássio, proteínas e fibras. Excelente opção para petiscar.

Romã
O fruto que envolve as sementes é boa fonte de antioxidantes, fibras, vitamina C, folatos e vitamina K.

Batata
Sem a combinação de gorduras como óleos e manteiga, os legumes são ricos em carboidratos de baixas calorias e livres de gorduras, colesterol ou sódio. São ricas em vitaminas C e B e potássio.

Quinoa
Considerada uma das mais completas fontes de nutrição, é fonte de proteínas, magnésio, fósforo e magnésio.

Vinho tinto
Os benefícios da bebida se devem ao resveratrol, componente antioxidante encontrado nas uvas, que combatem inflamações e a formação de coágulos.

Salmão
Fonte de proteína magra e ômega 3, é apontado como superalimento por quase todos os especialistas.

Sardinhas
São uma das melhores fontes de ômega 3 entre os alimentos. A substância evita a formação de coágulos e ajuda na saúde das células cerebrais.

Algas marinhas
Recheadas de vitaminas C, D, cálcio, iodo, este último importante para regular o funcionamento da glândula tireoide.

Shiitake
Esse tipo de cogumelo colabora para baixar níveis do mau colesterol e melhorar o sistema imunológico. Seu componente, letinina também é apontado como poderoso no combate ao câncer.

Leite desnatado
Com poucas calorias, mas cheio de nutrientes, a versão desnatada da bebida é apontada pelas quantidades de cálcio, vitamina D e potássio.

Espinafre
Fornece tanto cálcio quanto um copo de leite e ainda contém antioxidantes e vitamina A.

Morangos
Pouco calóricos e ricos em fibras, também fornecem vitamina C. Uma porção com cerca de 150 gramas contém mais do que a quantidade recomendada por dia

Broto de girassol
O broto da flor foi apontado por fornecer enzimas digestivas, clorofila, antioxidantes e vitamina D. Pode ser um diferencial nas saladas.

Batata doce
Repleta de betacaroteno e vitamina A, são boas para manter o sistema imunológico em dia e são boas fontes de fibras, folato e potássio. Especialistas dizem que o alimento ajuda a deixar a pele mais bonita

Tomate
Ricos em vitamina C e licopeno, que combate o câncer, principalmente os de próstata, estomago e pulmão.

Açafrão
Possui propriedades antiinflamatórias e pode combater artrite, além de alergias, diabetes e doenças degenerativas.

Atum
Ao lado do salmão e da sardinha, deve ser consumido como importante fonte de ômega 3, proteína e ferro.

Nozes
Fontes de ômega 3 e outras substâncias antiinflamatórias, contêm ainda vitaminas e proteínas.

Água
Os benefícios de manter o organismo bem hidratado são muitos, como manter a pele saudável e a memória afiada, as juntas em dia, a boa digestão, além de ser essencial para a absorção dos nutrientes.

Chá branco
Ao lado das versões preto e verde, o chá branco também é importante fonte de antioxidantes que melhoram o sistema imunológico.
 
Fonte: Saúde terra, Saudáveis: site lista os 50 melhores alimentos para a saúde. acesso em 24/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário