Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DO AZEITE DE OLIVA PARA A VISÃO.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013
O azeite pode beneficiar a nossa visão! Ele diminui o risco de uma lesão na retina, que pode causar a perda da visão. O consumo de 100 ml por semana, já é o suficiente para evitar esse mal.

Ele reduz o colesterol, ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas e traz muitos outros benefícios para a nossa saúde. Esse é o azeite de oliva, um grande aliado para uma vida saudável. Como se não bastasse todas essas qualidades, pesquisadores descobriram que ele também protege a nossa visão.

Com certeza, você já ouviu falar sobre alguns dos benefícios que o azeite traz a nossa saúde. Contudo, você já imaginou que ele pudesse ser bom para a visão? Sim! Segundo uma pesquisa publicada pela revista científica Archives of Ophthalmology, alimentos ricos em ômega 3, como peixes, azeites e castanhas, reduzem o risco da degeneração macular, tipo de lesão na retina que pode levar a uma perda irreversível da visão.
De acordo com o estudo, o consumo de 100 ml por semana já é o suficiente para evitar esse mal. Constatou-se, ainda, que nos indivíduos que já apresentavam a degeneração macular a ingestão desse tipo de gordura impediu o seu avanço. Para o nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, a inclusão de gorduras ‘do bem’ (HDL) na dieta só traz benefícios à saúde. “A inclusão de gorduras monosaturadas e a redução das saturadas está relacionada diretamente com menor incidência de doenças cardivasculares e o câncer”, explica Dr. Magnoni.

Esta degeneração afeta principalmente pessoas na terceira idade, por isso o estudo acompanhou pacientes acima de 60 anos por cerca de dez anos. Das 2,5 mil pessoas avaliadas, as que comiam uma porção de peixe por semana tinham 31% menos chances de desenvolver o problema e o consumo de uma a duas porções semanais de nozes reduz o risco em 35%. Um dos alimentos mais eficazes é o azeite: 100ml por semana reduz em 52% os riscos. Por outro lado, o mesmo estudo indicou também que o consumo das gorduras saturadas pode estimular o problema.
 
Fonte: Vida Saudável, acesso em 25/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário