Google Analytics Alternative

KIWI.

terça-feira, 24 de setembro de 2013
Vale consumir o kiwi com frequência: é antioxidante, aumenta as defesas do organismo e reduz o colesterol.
 
Combate estados gripais
Verdadeiro. Cálcio, magnésio, ferro e potássio são alguns dos compostos do kiwi que auxiliam no equilíbrio da tensão arterial e podem aumentar as defesas do organismo. Sendo assim,
estão associados à prevenção de gripes e resfriados. Fruta riquíssima em vitamina C, que atua nas células de defesa, é uma boa opção na prevenção e/ou recuperação dessas
doenças. 100 g de kiwi contêm a quantidade diária recomendada
de ingestão de vitamina C para adultos, que é de 70 a 75 mg.
 
Proibida para diabéticos
Falso. O medo de aumentar a taxa glicêmica no sangue por conta dos açúcares contidos nas frutas faz que diabéticos as evitem, mas o kiwi é seguro porque tem um índice glicêmico moderado. Pessoas com diabetes são propensas a doenças infecciosas porque seu sistema
imunológico é deficiente. Por isso, a vitamina C é benéfica para eles.
 
Possui várias vitaminas
Verdadeiro. Combinadas em uma alimentação balanceada, as vitaminas A e E contidas na fruta, reduzem as chances de doenças no coração e melhoram o sistema imunológico. A vitamina A é boa para a visão, o crescimento e o desenvolvimento embrionário. Já a E é um antioxidante que previne a difusão de radicais livres, que são responsáveis, entre outras coisas, pelo envelhecimento precoce.
 
O kiwi é engordativo
Falso. Uma unidade de kiwi tem, em média, 50 calorias. Embora apresente gordura (cerca de 0,6 g a cada 100 g de polpa), como todo alimento vegetal, não tem colesterol. Pelo contrário, tem quantidades razoáveis de fibras solúveis que auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. O kiwi é um dos poucos alimentos não gordurosos com presença marcante de vitamina E, ideal para quem está em dieta.
 
Pode causar alergias
Verdadeiro. As sementinhas pretas podem ser alergênicas para algumas pessoas. Caso elas sejam retiradas, não há problemas em consumir a fruta. Em crianças mais  sensíveis, já que é altamente rica em vitamina C, pode provocar reações alérgicas. “Sirva em pequenas porções, misturadas com banana, por exemplo, que, por ser mais doce, corta a acidez do kiwi”, ensina Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.
 
Despreze a casca
Falso. Apesar do aspecto pouco convidativo, a casca do kiwi pode ser consumida pura ou junto com a fruta. A propriedade laxativa atribuída às fibras presentes nela ajuda pessoas que apresentem problemas de intestino preso. Obviamente, é imprescindível fazer uma boa higienização antes de consumir o fruto com a casca. A ideia é evitar infecções causadas por bactérias e fungos que se alojam na superfície pilosa.
 
Cuida das artérias
Verdadeiro. De acordo pesquisadores da Universidade de Teikyo, no Japão, o kiwi (tanto o do tipo dourado quanto o verde), supera várias outras frutas quando o assunto são o antioxidantes, principalmente os conhecidos como polifenóis. O estudo revela que eles podem prevenir o desenvolvimento de doenças causadas pelo estresse oxidativo, como a arteriosclerose, também conhecido como o endurecimento ou espessamento das paredes das artérias.
 
Fonte: Viva Saúde, Mais Kiwi no seu dia a dia. Acesso em 24/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário