Google Analytics Alternative

A COMIDA JAPONESA UMA ALIADA À DIETA.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013
A culinária japonesa é baseada principalmente no consumo de arroz, soja, peixes, frutas e vegetais frescos e no baixo consumo de laticínios, carnes e gordura. Por isso, tem a reputação de ser uma das mais saudáveis do mundo, e os japoneses são conhecidos pela sua aparência jovial, menores índices de obesidade e elevada expectativa de vida. 
Saiba mais sobre os benefícios e cuidados necessários com alguns desses alimentos na dieta. 
"Vale ressaltar que o salmão, peixe comumente utilizado nos pratos, apesar de saudável, possui elevado teor calórico e deve ser consumido com moderação".
- Peixes: base da preparação de diversos pratos, é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico e de fácil digestibilidade, bem como de ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado, benéfico para a saúde cardiovascular. Vale ressaltar que o salmão, peixe comumente utilizado nos pratos, apesar de saudável, possui elevado teor calórico e deve ser consumido com moderação. 
Além disso, o consumo de peixe cru deve exigir cuidado redobrado, pois existe um parasito que causa a difilobotríase, mais conhecida como tênia do peixe. O preparo desses pratos deve ser precedido de congelamento a -20° C por um período mínimo de sete dias ou - 35° C por um período de, no mínimo 15 horas, a fim de que neutralize a ação do parasito, segundo recomendações da ANVISA. 
Portanto, é aconselhável escolher estabelecimentos que sigam criteriosamente normas de higiene, conservação e manipulação adequada dos alimentos, uso de matérias-primas de qualidade e muito freqüentado, para garantir a rotatividade dos estoques.
 
Peixes crus deterioram-se facilmente, se elaborados ou armazenados incorretamente. Não é recomendado o consumo para gestantes, crianças e indivíduos com baixa imunidade. O consumo frequente de peixes crus também pode levar a deficiência de tiamina (vitamina B1) devido à presença da enzima tiaminase. 
 
- Cogumelos: contêm alto teor de proteínas, fibras e poucas calorias.  Seu sabor intenso ativa um mecanismo cerebral que induz à saciedade. O shiitake possui um composto chamado lentinan que é um potente estimulador do sistema imunológico. Outro componente encontrado no shiitake, eritadenine, está associado ao controle do mau colesterol.
"...ação benéfica no controle do colesterol, (a soja) age como um melhorador dos sintomas da menopausa em função do seu teor de isoflavonas que apresenta uma estrutura química semelhante ao estrógeno humano". 
 
- Soja: tem ação benéfica no controle do colesterol, age como um melhorador dos sintomas da menopausa em função do seu teor de isoflavonas que apresenta uma estrutura química semelhante ao estrógeno humano. 
A soja, também utilizada na preparação do tofu e do missô, é fonte de proteínas e ácidos graxos poli-insaturados, além de fornecer minerais e vitaminas do complexo B. Outra forma popular de consumo é o molho shoyu, porém seu uso deve ser cauteloso já que apresenta elevados teores de sódio em sua composição. Uma colher de sopa (15ml) possui cerca de 800mg de sódio – 40% do recomendado para o dia inteiro que correspondem a 2g. Pode-se optar pelo uso moderado do molho shoyu light, que apresenta redução de sódio, ou ainda, uma mistura acrescida de limão e azeite para torná-lo mais saudável. Evite mergulhar o alimento no molho. É mais indicado que apenas seja utilizado levemente na sua superfície. 
Chá verde, gengibre, moyashi (broto de feijão) e algas também fazem parte da cozinha japonesa e possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e auxiliam no emagrecimento. Os legumes também merecem destaque, pois são consumidos preferencialmente pouco cozidos (al dente) preservando não só seu sabor, textura e cor, como também suas fibras e nutrientes.
 
Calorias – fique de olho!
Abaixo estão listados alguns dos pratos mais populares e seus respectivos valores calóricos.
- Temakis: as calorias variam de acordo com o tipo escolhido. O califórnia, por exemplo, é uma versão mais light, contando com cerca de 150 calorias, enquanto que um temaki de camarão empanado e cream cheese pode ultrapassar as 300. Atenção para as versões de temakis feitos com massa de harumaki (rolinho primavera): são muito mais calóricas! Se você não é fã das versões cruas ou não está seguro em consumi-las, opte por um recheio grelhado em vez de empanado.
- Hot rolls: uma unidade de hot Filadélfia pode conter 90 calorias – muito calórico quando comparado a um sushi de salmão que tem cerca de metade dessas calorias. E quem come apenas um?
- Tempura: ainda que feito de legumes e frutos do mar, deve ser consumido com cautela por ser uma fritura. Uma unidade de tempura de legumes pode conter 70 calorias.
- Sashimis: Contêm poucas calorias. O de salmão possui cerca de 10 calorias por unidade. Também entram na categoria dos pouco calóricos o tekkamaki, kappamaki e uramaki, com cerca de 20 calorias por unidade.
- Missoshiro: essa sopa é uma aliada da dieta. Uma porção de 300ml contém cerca de 50 calorias!
E como tudo em excesso deve ser evitado, a melhor opção é escolher pratos combinados em vez de rodízio. E, nos casos de rodízio, é preferível começar pelos cogumelos e legumes, já que estes promovem maior saciedade e são menos calóricos..
 
Fonte: I Saúde , Você sabe quantas calorias tem um temaki? A comida japonesa pode ser uma grande amiga da dieta. Conheça os benefícios dos principais ingredientes da terra do sol nascente. Acesso em 26/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário