Google Analytics Alternative

GUARANÁ PODE AJUDAR A DIMINUIR FADIGA EM MULHERES DURANTE QUIMIOTERAPIA.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Uma recente pesquisa coordenada pelo oncologista Auro Del Giglio, do Núcleo de Oncologia do Hospital Samaritano de São Paulo, revelou que o guaraná pode ajudar a diminuir a fadiga de mulheres com câncer de mama que passam pela quimioterapia.
 
A pesquisa envolveu 80 pacientes com câncer de mama, que foram divididas em dois grupos: um recebeu 50 miligramas de extrato seco de guaraná duas vezes ao dia, e o outro, placebo. As mulheres foram acompanhadas durante 21 dias. Ao final, 66% das pacientes do primeiro grupo relataram melhora, contra 13% do segundo.
 
Segundo o especialista, a fadiga em pacientes com câncer é um sintoma comum, presente entre 50 a 90% das pessoas em algum momento da evolução da doença e impede atividades usuais. A fadiga acomete os pacientes com câncer devido a uma alteração generalizada de natureza inflamatória.
 
— O guaraná em doses baixas tem efeito anti-fadiga já comprovado, pelo nosso grupo de pesquisa em 2011, em pacientes com câncer de mama que foram submetidos à quimioterapia. Acreditamos que o guaraná diminua a expressão de mediadores inflamatórios — explica Giglio.
 
Outro estudo, de acordo com o oncologista, está sendo desenvolvido para verificar os benefícios do guaraná também para reduzir a incidência de ondas em calor — os fogachos — em mulheres pós-menopausadas com câncer de mama.
— Estamos desenvolvendo um extrato purificado e padronizado do guaraná, que denominamos PC-18, e continuamos estudando em pacientes com fadiga, ondas de calor e também para pacientes que perdem muito peso e que perdem o apetite em decorrência do câncer avançado — afirma o especialista.
 
Giglio ressalta que apenas o médico deve prescrever o guaraná, após avaliar e examinar o paciente.
 
Fonte: Zero Hora, Guaraná pode ajudar a diminuir fadiga em mulheres durante tratamento de quimioterapia. Guaraná pode ajudar a diminuir fadiga em mulheres durante tratamento de quimioterapia. Acesso em 12/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário