Google Analytics Alternative

COMO FUNCIONA O METABOLISMO.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Como funciona o metabolismo

Muitas pessoas vivem lutando contra a balança. Algumas querem perder peso e emagrecer, outras, por incrível que pareça, tem dificuldade para engordar. Estas coisas nem sempre são tarefas fáceis, principalmente à medida em que vamos envelhecendo. E o culpado por você não estar conseguindo atingir o seu objetivo pode ser o seu metabolismo, que pode estar lento ou rápido demais. Mas, o que é e como funciona o metabolismo? É mais ou menos assim: substâncias químicas e nutrientes sofrem transformações no interior do nosso corpo o tempo todo e a esta ação dá-se o nome de metabolismo. É através destes processos que é produzida energia para manter o corpo funcionando.

Em outras palavras, podemos dizer que para o corpo se manter vivo, ele precisa queimar calorias e isso ocorre devido ao metabolismo. Mesmo que você não malhe ou faça qualquer atividade física, todos os dias, o tempo todo, o corpo está queimando calorias 24 horas por dia. Até mesmo quando se está dormindo.
 
O metabolismo das pessoas é diferente e depende de alguns fatores como genética, altura, sexo, idade, peso, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Por isso é que algumas pessoas têm mais facilidade para emagrecer do que outras, já que elas conseguirão gastar mais energia por possuírem um metabolismo mais rápido, enquanto outras lutarão contra a balança para perder alguns quilos. Ou seja, algumas pessoas têm o metabolismo mais lento, por isso demoram mais ou não conseguem emagrecer, apesar de fazer dietas.
 
A falta de músculos, ou se preferir, a perda de tecido muscular é a causa principal da diminuição do metabolismo. Por isso, a recomendação é fazer alguma atividade física para que os músculos se mantenham ou se desenvolvam. Outro fator que interfere no metabolismo é a diminuição do nível de atividade à medida que se fica mais velho. Por isso, é fundamental fazer algum tipo de exercício regularmente. Há ainda outras causas como uma alimentação inadequada, já que é muito comum as pessoas pularem refeições ou ficarem muito tempo sem se alimentar. E quando isso ocorre, o corpo obtém a energia necessária consumindo também o seu próprio tecido muscular (o chamado catabolismo).

Anabolismo X Catabolismo

O metabolismo é dividido em dois estágios: anabolismo (metabolismo construtivo) e catabolismo (metabolismo destrutivo). Os objetivos e os resultados são opostos. Assim sendo, enquanto que o anabolismo é um processo metabólico que implica na construção de moléculas a partir de outras, no catabolismo o processo corresponde a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples, ou seja, existe a “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia.

Com a construção de moléculas a partir de outras, ocorre o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos. Mas, para que essa reação dê certo, é necessária a presença de substratos como a energia. Um exemplo do anabolismo é a síntese proteica (que ocorre a partir de aminoácidos dentro do tecido muscular), a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios. A formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose é outro exemplo de anabolismo. Quando termina a atividade física também acontece um processo metabólico construtivo. Isto porque para repor o que foi gasto durante o treinamento, os carboidratos são convertidos em glicose e as proteínas fornecem os aminoácidos à hipertrofia muscular (resposta do organismo provocada pelo aumento do volume dos músculos decorrentes do exercício físico).
 
Já um exemplo de catabolismo é o processo digestivo, pois os nutrientes presentes nos alimentos são quebrados em moléculas mais simples que, posteriormente, serão usadas pelo metabolismo construtivo. No caso de um treinamento, se você malhar sem ter se alimentado, ou seja, sem ter conseguido adquirir energia suficiente, o organismo tentará suprir sua carência energética destruindo suas próprias reservas. E aí a forma encontrada para fornecer energia ao organismo será através dos aminoácidos e da glicose.
 
Existem fatores que favorecem tanto o anabolismo quanto o catabolismo. Você vai notar que o que é bom para o anabolismo, por exemplo, pode ter o efeito contrário no catabolismo. Confira.

1 – Fatores que favorecem o anabolismo

  • Treinamento adequado, com o intuito de ganho de massa muscular.
  • Alimentação adequada com a ingestão principalmente de alimentos ricos em proteína de origem animal. Esta proteína deve ser ingerida juntamente com carboidrato após o treinamento e sozinha à noite. Agindo desta forma, cria-se condição para uma melhor síntese proteica.
  • Uma boa noite de sono, em ambiente escuro e tranquilo, é importante para que o metabolismo ocorra corretamente.

2 – Fatores que favorecem o catabolismo

  • Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos.
  • Alimentação inadequada. Não se deve treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Antes da atividade física, deve-se ingerir uma fonte de carboidrato. O ideal é que a pessoa não fique muito tempo sem se alimentar depois do treinamento.
  • Sono inadequado ou insuficiente, noites mal dormidas.
  • Consumo de bebida alcoólica.

O que afeta o metabolismo?

A genética é responsável por cerca de 80% da taxa metabólica. O índice é bastante alto, mas não se pode mudar a genética. Então a solução é adquirir novos hábitos no seu dia a dia para ajudar a acelerar o metabolismo. Confira então o que você pode fazer para ajudar o seu organismo. Você verá que o tecido muscular é o que mais afeta o metabolismo. Além disso, a alimentação, idade, sexo e atividade física também têm impacto no metabolismo.
  1. Tecido muscular – O gasto calórico será maior ou menor dependendo do quanto você tem de músculos. Ou seja, se você tiver mais músculos, maior e mais veloz será o gasto calórico. Afinal, os músculos trabalham queimando calorias 24 horas por dia.
  2. Alimentação – Não se deve exceder no açúcar após a refeição, já que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. Além do mais, o açúcar retarda a digestão de outros alimentos e engana o cérebro, já que o açúcar é digerido mais rapidamente, por isso a pessoa fica com a sensação de que está com fome novamente em pouco tempo. Além do açúcar, os alimentos gordurosos também devem ser controlados. No entanto, não é recomendável reduzi-los drasticamente da dieta diária, pois a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. A dica então é ingerir gorduras que fazem bem à saúde, como provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.
  3. Frequência das refeições – O tempo entre uma refeição e outra deve ser de três em três horas. Isto porque quanto maior for o tempo entre as refeições, mais lento será o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Ao ficar muito tempo sem comer ou pular refeições, o corpo tem que encontrar uma nova fonte de energia, por isso, ele consome o seu próprio tecido muscular.
  4. Atividade física – Para acelerar o metabolismo, o ideal é combinar exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação. Mas, é preciso que o exercício seja feito regularmente. Isto porque a atividade física feita continuamente ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar.
  5. Água – Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. Transportar hormônios, vitaminas e minerais, facilitar o trânsito intestinal e eliminar toxinas são algumas funções da água. O metabolismo desacelera se tiver falta de água no organismo. Por isso, o recomendável é beber pelo menos 8 a 10 copos por dia.
  6. Sexo – O metabolismo feminino é mais lento do que o masculino. Isto porque os homens apresentam maior percentual de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso, para ajudar no desenvolvimento de massa muscular, as mulheres devem praticar atividade física.
  7. Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento. Por isso, a partir dessa idade deve-se fazer maior controle alimentar e praticar atividade física regularmente. 8º) Temperatura ambiente Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Fonte: Guia de Nutrição, acesso em 23/09/2013

0 comentários:

Postar um comentário