Google Analytics Alternative

INGESTÃO DIÁRIA DE CHÁ PRETO REDUZ RISCO DE CÁRIE DENTÁRIA E GENGIVITE.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Consumo diário de chá preto por dia pode ajudar a manter os dentes em bom estado. É o que mostra estudo realizado no Reino Unido.
 
Uma revisão de estudos existentes descobriu que a bebida ajuda a combater dois tipos de bactérias - Streptococcus mutans e Lactobacillus - que são ambas associadas à cárie dentária e doença periodontal.
 
Segundo a líder da pesquisa, Carrie Ruxton, a "dose" mais eficaz de chá era de três a quatro xícaras por dia.
Os resultados mostraram que o chá preto continuou a combater a cárie, mesmo que tivesse um pouco de açúcar adicionado.
 
Ruxton, cuja revisão foi publicada no British Nutrition Foundation's Nutrition Bulletin, disse que há boas evidências de que beber chá protege contra a perda do dente.
"Evidências específicas para o chá preto sugerem que três a quatro xícaras por dia podem ajudar a reduzir os níveis de bactérias na boca. Tenho certeza de que esta notícia vai ser bem-vinda a dentistas e higienistas, já que eles continuam a educar o povo sobre a necessidade de maior cuidado oral", afirma Ruxton.
 
Estudos mostraram que quando as bactérias na boca reagem aos hidratos de carbono, produz o ácido que dissolve o esmalte dos dentes, o que resulta em danos que conduzem à perda de dentes ou obturações.
 
Chás preto e verde parecem reduzir a inflamação e prevenir a adesão e o crescimento de bactérias que iniciam a reação em cadeia.
De acordo com os autores, o chá contém ingredientes antioxidantes conhecidos como flavonoides e catequinas, substâncias do tipo de tanino, que têm um efeito antimicrobiano.
 
Fonte: I Saúde, Ingestão diária de chá preto reduz risco de cárie dentária e gengivite. Pesquisa realizada no Reino Unido sugere que três a quatro xícaras por dia podem ajudar a reduzir os níveis de bactérias na boca. Acesso em 02/08/2013.

0 comentários:

Postar um comentário