Google Analytics Alternative

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Agentes da Food and Drug Administration (FDA) durante
inspeção de alimentos. Segundo o estudo,
até 40% de toda comida
consumida nos EUA pode estar indo
para o lixo por causa da rotulagem.
Consumidores de vários países jogam no lixo bilhões de quilos de alimentos por causa da data de validade dos produtos. De acordo com um novo relatório da ONG Natural Resources Defense Council (NRDC) and Harvard Law School's Food Law and Policy, mais de 90 % dos americanos podem estar jogando alimentos no lixo sem necessidade, porque os interpretam os rótulos como indicadores de segurança alimentar.

Segundo o estudo, até 40% de toda comida consumida nos EUA pode estar indo para o lixo por causa da rotulagem. São quase US$ 165 bilhões de dólares perdidos anualmente.

"As datas de vencimento estão nos levando a jogar fora comida boa e, com ela, todos os recursos utilizados em seu cultivo, armazenamento, distribuição, etc." A afirmação é de Dana Gunders, cientista da equipe do NRDC. "Frases como "consumir antes de" estão sendo mal interpretadas, levando a uma falsa confiança de segurança alimentar."

A pesquisa The Dating Game: How Confusing Food Date Labels Lead to Food Waste in America (O jogo das datas: como a confusão das etiquetas leva ao desperdício de alimentos na América) é a primeira análise do emaranhado de leis federais e estaduais americanas relacionadas com a data de validade de produtos em todos os 50 estados e apresenta recomendações para criação de um novo sistema de rotulagem.

"Precisamos de um sistema padronizado de rotulagem que forneça informações úteis para os consumidores, em vez do sistema não confiável, incoerente e fragmentado que temos hoje. Na conclusão do nosso estudo, convidamos os principais responsáveis pela rotulagem dos alimentos e formuladores de políticas públicas para criarem um sistema que possa servir melhor à nossa saúde, bolso e ao meio ambiente, afirmou Emily Broad Leib, principal autora do relatório.

 
Fonte: I Saúde, Data de validade leva ao desperdício de bilhões de quilos de alimentos. Mais de 90% dos americanos jogam no lixo alimentos de boa qualidade. Desperdício chega a US$ 165 bilhões por ano. Acesso em 19/08/2013.

0 comentários:

Postar um comentário