Google Analytics Alternative

CAJU POSSUI NUTRIENTES QUE PROMOVEM A SAÚDE.

terça-feira, 24 de setembro de 2013
Alto teor de vitamina C
Verdadeiro. O pedúnculo do caju – chamado de pseudofruto porque, para a ciência botânica, a fruta em si é o caroço – é uma excelente fonte de vitamina C e chega a apresentar quatro a cinco vezes o teor de vitamina C dos frutos cítricos (cerca de 50 mg em 100 ml de suco). Além disso, quanto mais maduro o caju, de mais vitamina C ele dispõe. Prefira chupar o caju ou tomar seu suco feito na hora. As versões de garrafinha ou polpa congelada apresentam menor concentração dessa vitamina. Compare: 219,3 mg; 138,7 mg e 119,7 mg, respectivamente, a cada medida de 100 g. Um copo de 240 ml do suco feito na hora basta para suprir as suas necessidades diárias.
 
Não possui ação contra os radicais livres

Falso. Além da vitamina C, que é um potente antioxidante capaz de eliminar diversos radicais livres, em estudo feito pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, o caju só perdeu para a acerola no quesito ação antioxidante por conta da forte presença de polifenóis. A conclusão é a de que, diante da ação antioxidante exibida, as frutas podem ser apontadas como boas fontes de antioxidantes naturais, sendo mais efetivas e econômicas que o uso de suplementos dietéticos na proteção do organismo contra os danos oxidativos (envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e pulmonares). Em associação com a vitamina E, também marcante no pedúnculo do caju, isso fica maiscompleto. A vitamina E pode agir, ainda, como substância protetora contra alguns tipos de cânceres (próstata e esôfago).
 
Faz ganhar músculos

Verdadeiro. Assim como as nozes e a macadâmia, a castanha de caju apresenta um melhor perfil de aminoácidos em comparação com as leguminosas (o feijão é um exemplo). Os aminoácidos são elementos que nos ajudam a compor os nossos músculos. Por isso, além da ingestão de proteínas de origem animal, vegetais ricos neles são recomendados pelos profissionais de saúde e educação física para potencializar o ganho de massa muscular. Em 100 g de castanha de caju, há 18,5 g de proteínas. Os atletas adoram!
 
É substituto da carne

Falso. Pelo menos na textura fibrosa do pedúnculo essa afirmação não confere. Só que, quanto ao incremento de proteínas em uma dieta, sim. É que muitos vegetarianos têm optado pela polpa (depois de tirada sua água por espremedura) para substituir carnes, peixes e frango em pratos tradicionais, como moquecas, almôndegas e ensopados. Os valores nutricionais são completamente diversos entre um bife de vaca e as fibras do pedúnculo. Muito cuidado com isso. Por outro lado, consumir o pedúnculo com casca e tudo será uma boa forma de regularizar o intestino por conta da grande quantidade de fibras.
 
Proteção cardiovascular e contra cânceres

Verdadeiro. Nozes em geral (como a castanha de caju) contêm teores consideráveis de fitoesteróis, que podem inibir a absorção intestinal do colesterol ruim e consequente presença dele no sangue. A ingestão de 2 g de fitoesteróis ao dia reduz o LDL em 10%, e quando esse consumo é associado a uma dieta baixa em gordura saturada e colesterol, a redução pode atingir 20%. Fora isso, há estudos que indicam a propriedade dos fitoesteróis de reduzir o risco de cânceres de cólon, mama e próstata.

Fonte: Viva Saúde, Poderes do caju. Acesso em 24/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário