Google Analytics Alternative

LINHAÇA E AÇÃO HORMOMAL.

terça-feira, 17 de setembro de 2013
Diferentes tipos, mesmo valor nutricional
Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de teor de ômega-3, que é um de seus nutrientes mais importantes. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém, internamente, a semente costuma apresentar composições nutricionais muito próximas.
 
É capaz de reduzir o colesterol
A linhaça é um alimento de origem vegetal que protege a saúde do coração, principalmente devido à presença do ômega-3 e de ligninas (uma fibra igual à que encontramos na aveia e em outros cereais). A função do ômega-3 é de ser um mediador das reações inflamatórias e evitar que as células enferrujem(ação antioxidante), o que garante que as taxas de colesterol ruim (LDL) sejam reduzidas e, consequentemente, diminuam os riscos de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares. Por fim, a semente também tem uma ação hipolipidêmica, ou seja, seu consumo regular é capaz de reduzir a gordura no sangue.
 
Comer em excesso faz engordar
Todo alimento tem sua quantidade calórica específica e é bom lembrar que tudo na alimentação deve ser consumido com equilíbrio e, se possível, com a orientação de um nutricionista. Ainda não se tem comprovada a quantidade específica sobre o consumo da semente de linhaça, principalmente quando associada com sementes oleaginosas, o que acontece na composição da ração humana. Entretanto, numa dieta equilibrada, recomenda-se o consumo de duas colheres das de sopa (15 g) de linhaça por dia, o que equivale a 43 calorias.
 
Consuma como farinha
Quando se consome a semente inteira (in natura), o organismo dificilmente consegue quebrá-la para o melhor aproveitamento, portanto não é possível aproveitar seus benefícios por completo. Logo, a maneira ideal de ingerir a linhaça é crua, integral e triturada (transformada em farinha) na hora do consumo.
 
Soja ou linhaça?
Tanto a linhaça quanto a soja têm ação fito-hormonal. Porém, cada uma tem propriedades particulares. O consumo, a indicação e a quantidade a ser ingerida devem estar de acordo com a programação alimentar de cada pessoa, para isso, recomendasse procurar um nutricionista.
 
Regula as taxas hormonais
Segundo a pesquisadora canadense Lilian Thompson, as ligninas (fibras) encontradas na linhaça são metabolizadas pelas bactérias intestinais formando substâncias químicas semelhantes aos estrógenos. O estrógeno é um hormônio encontrado no corpo da mulher, responsável pela proliferação e crescimento de células que formam as características sexuais. Assim, ele funciona como um protetor para as células mamárias, podendo prevenir o câncer de mama.
 
Fonte: Revista Viva Saúde, acesso em 17/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário