Google Analytics Alternative

PISTACHE.

terça-feira, 24 de setembro de 2013
Cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, garantem que a oleaginosa é parceira da flora intestinal devido a suas características prebióticas. Ou seja, contém componentes não digeríveis e que permanecem ali pela região, servindo de alimentos para as bactérias boas moradoras das redondezas. Para chegar a esse dado, eles pediram a 16 indivíduos que consumissem pistaches ou amêndoas diariamente. Após 19 dias, quem abocanhou até 85 gramas do snack esverdeado - algo em torno de 150 unidades - apresentou mais micro-organismos do bem no intestino. Para a nutricionista Gabrielle Carassini, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, esse achado é uma novidade e precisa ser averiguado com mais cautela. "Se alguém ingerir cerca de 100 gramas de pistache, aumentará demais o valor calórico da dieta. A título de comparação, a recomendação é de três a cinco amêndoas por dia", alerta.
 
Compare o pistache com o amendoim
    
As quantidades comparadas referem-se a 100 gramas ou 1 pires cheio de cada
 
1 - De olho nas caloriasO amendoim é o mais engordativo da dupla. Isso porque acumula maior quantidade de calorias, embora o pistache não fique muito atrás.

Amendoim 585 calorias
• Pistache 571 calorias

2 - Bom humor
O pistache oferece muito mais vitamina B6. Esse nutriente ajuda na formação de neurotransmissores como a serotonina, que só traz bem-estar. O ideal é consumir 1,3 miligrama por dia.

Pistache 1,27 miligrama
Amendoim 0,26 miligrama

3 - Mais vitamina E
O nutriente famoso pela ação antioxidante aparece mais no amendoim. A dose diária ideal para afastar o risco de tumores é de 15 miligramas.

Amendoim 8,3 miligramas
Pistache 5,2 miligramas

4 - Ajuda aos ossos
O pistache tem o dobro de cálcio, o mineral mais importante na composição do esqueleto. Todos nós precisamos de 1 mil miligramas por dia.

Pistache 110 miligramas
Amendoim 54 miligramas

5 - Alívio para a dorCom o amendoim, que concentra muito mais niacina. Além de combater cefaléias, essa vitamina auxilia na eliminação de toxinas. Homens precisam de 16 miligramas por dia e mulheres de 14.

Amendoim 13,5 miligramas
Pistache 1,43 miligrama

6 - Pique total
O pistache contém mais fósforo e por essa razão ajuda a afastar a fadiga. A sugestão é consumir 700 miligramas do nutriente todos os dias.

Pistache 485 miligramas
• Amendoim 358 miligramas

7 - Doses de magnésioO amendoim oferece mais desse mineral, que, além de dar um chega-pra-lá na irritabilidade, evita a subida da pressão arterial.

Amendoim 176 miligramas
Pistache 120 miligramas

 
Fonte: Saúde, Revista Saúde, acesso em 24/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário