Google Analytics Alternative

HÁBITOS QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DO CÂNCER.

terça-feira, 24 de setembro de 2013
Viver de forma saudável é um estilo de vida que não depende de condição econômica: a pessoa pode ser rica ou pobre e se habituar desde criança a desenvolver harmonia entre seu ser interior e o meio ambiente.
Além de se alimentar adequadamente, equilibre o corpo, a mente e permaneça confiante e com boa disposição para levar adiante seus projetos de vida. Não viva ansioso. Estas são formas excelentes de se prevenir o câncer, uma doença grave que tende a aumentar o número de casos nos próximos anos.
 
Não adianta ter uma alimentação saudável e deixar-se abater por estresse físico ou emocional.  Também não adianta ser um indivíduo que não se estressa com nada, nem com a própria saúde.
Veja como se pode adotar um estilo de vida saudável através de hábitos alimentares, adequado uso de bebidas, atividades físicas, atitude mental e orientação espiritual.
 
A alimentação saudável por si só é um remédio para muitos males que acometem a humanidade. Basta observar os cães que comem lixo. Não precisa ser especialista para perceber que estes animais são tristes e estressados, podendo até mesmo serem agressivos. Cães bem cuidados têm porte diferente, os olhos brilham, o pelo é bonito e brilhoso e, se o dono tem cuidados de oferecer práticas de exercícios diários e treinamentos, o animal não apresenta estresse. Mas qualquer alteração no ambiente, no sentimento do dono ou na alimentação leva a uma alteração no aspecto e comportamento do animal e ele pode até adoecer por isso. Da mesma forma acontece com o ser humano. Somos levados a comer muito lixo, sob a forma de alimentos sem nenhum valor nutricional.
fast food
Evite fast food e alimentos processados: sua saúde fica muito comprometida com estes tipos de alimento.
 
A mídia nos apresenta alimentação inadequada que engorda ou com componentes que grudam na parede do intestino e ferem o seu interior, impedindo que o órgão funcione adequadamente. Surgem então várias doenças, inclusive o câncer, pois a exposição do organismo a alimentos nocivos, desde a infância, acaba por trazer muito prejuízo à saúde. Evite alimentos processados (aqueles que são vendidos prontos ou semiprontos) de qualquer natureza, seja um simples hamburguer ou pratos prontos. Há várias substâncias usadas na conservação destes alimentos que causam danos ao organismo. Troque fast food por um prato de refeição saudável.
 
Quais hábitos alimentares oferecem risco para aparecimento do câncer?
hamburguer e bacon
Retire o excesso de gordura
 
Gordura animal: o excesso de consumo de carnes vermelhas ou de aves com alto teor gorduroso está relacionado ao aumento do risco de câncer. Primeiramente, há ganho de peso. Lembre-se que a obesidade é fator de risco para vários tipos de câncer. Existe aumento da secreção de insulina e outros hormônios que levam o organismo a um estado inflamatório crônico e propenso ao desenvolvimento de tumores. Portanto, a ingesta aumentada de gordura animal, ao longo do tempo, eleva o risco de vários tipos de câncer.
 
Evite frituras feitas em óleo velho.
Evite frituras feitas em óleo velho.
 
Evite as frituras, principalmente preparadas fora de casa, onde se reutiliza o óleo que acaba ficando escuro; óleo reutilizado é rico em substâncias que aumentam o risco de câncer de intestino. Não compre alimentos gordurosos (observar o teor de gordura nos rótulos), alimentos preparados com gordura trans (observar o teor de gordura trans nos rótulos de pães, biscoitos, bolos, massas, manteiga, margarina), ou alimentos processados (comprados prontos e com alto teor de gorduras saturadas e gorduras trans, além  de sal em excesso). A fritura preparada em casa, onde não se reutiliza o óleo, é mais saudável, porém deve ser usada com moderação.
 
charque e defumados
Carnes de charque e alimentos defumados devem ser usados com muita moderação.
 
Alimentos ricos em nitritos e nitratos: são alimentos em conserva (picles, alguns alimentos enlatados), salsicha, mortadela e demais alimentos embutidos. Alimentos preservados em sal (charque) e conservas salgadas ou ainda alimentos defumados também contêm nitritos e nitratos. Estas substâncias estão relacionadas ao aparecimento de tumores. Prefira sempre carnes frescas ou congeladas e observe se elas estão bem conservadas e congeladas nos refrigeradores e freezers que não podem ser desligados à noite nos supermercados. Isto é fácil de verificar, pois quando há desligamento destes aparelhos eles amanhecem pingando água e os alimentos estão abaixo da temperatura ideal. O risco de deterioração dos alimentos é grande e você deve fazer a gerência saber que você está vigiando este procedimento.
 
O churrasco contém altas concentrações de alcatrão.
O churrasco contém altas concentrações de alcatrão.
 
Churrascos: os brasileiros adoram churrasco. Em muitas regiões é um programa frequente para reunir os amigos em torno de uma mesa. Mas alimentos que vão à churrasqueira são ricos em alcatrão, proveniente da queima de carvão, e aumentam o risco de câncer. Alterne este hábito com outros tipos de refeição mais saudável para espaçar a exposição do organismo ao alcatrão. Alimentos grelhados e queimados também apresentam o mesmo risco, principalmente quando preparados em grelhas cuja limpeza é precária.
inspeção de grãos
Observe a qualidade dos grãos.
 
Uso de grãos deteriorados: os produtores e comerciantes de grãos costumam estocar grãos por algum tempo para obterem melhor preço de mercado e também ter o produto na entressafra. O problema é que nem todos os negociantes de grãos tomam as medidas adequadas de estocagem de grãos. Assim,  mesmo dentro do prazo de validade, os grãos podem apresentar brocas e mofo causado por fungos. Este tipo de ocorrência também está relacionada com o modo como a embalagem é estocada nas prateleiras de supermercado ou misturadas a embalagens com conteúdo já contaminado, podendo ocorrer a disseminação da contaminação para produtos inicialmente livres de contaminação. Não consuma  alimentos contaminados, pelo risco adicional de câncer que eles oferecem.
pão mofado
Não utilize alimentos mofados.
 
Alimentos com prazos de validade vencido: alimentos mofados ou estragados, mesmo no prazo de validade ou vegetais com sinais de deterioração. Livre-se de todo o conteúdo da embalagem, sem reaproveitar nada. Sua saúde vale mais do que o risco de consumir alimentos deteriorados.
Segundo o que foi exposto, é na rua e no supermercado que você define o que vai comer e o que vai deixar entrar em sua casa. Apresentando a situação de uma maneira clara, o alimento que você permite entrar pela sua boca definirá o seu estado de saúde. Aprenda a selecionar bem os alimentos e ensine este hábito à sua família: fazer compras focalizando a saúde familiar é um hábito que desperta vários sentimentos de amor, solidariedade e preservação comunitária entre os integrantes da família.

Fonte: Viva sem câncer, acesso em 24/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário