Google Analytics Alternative

ALIMENTOS FUNCIONAIS NO ESPORTE.

terça-feira, 10 de setembro de 2013
Atualmente tem se disseminado muito a idéia de se utilizar “o alimento como medicamento”, contemplando dessa forma as lições de Hipócrates – o pai da medicina – proferida há 2.500 anos.
 
Todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, são denominados alimentos funcionais, os quais têm sido amplamente divulgados, na atualidade, como promotores de saúde para pessoas em geral, inclusive esportistas.
 
Alimentos com propriedades funcionais de importância significativa, são aqueles que possuem ação antioxidante, ou seja, diminuem a produção de radicais livres decorrentes da prática esportiva, especialmente nas atividades de longa duração.
 
Durante a prática esportiva ocorre um aumento de 10 a 20 vezes no consumo total de oxigênio do organismo e um aumento de 100 a 200 vezes na captação de oxigênio pelo tecido muscular, favorecendo a produção de radicais livres de oxigênio, o que contribui para a ocorrência de danos celulares, o que pode prejudicar o desempenho do atleta e ocasionar problemas à saúde.
 
De maneira geral, recomenda-se atender todas as necessidades de nutrientes essenciais, além de enriquecer a alimentação com fontes de alimentos funcionais. Isto pode ser obtido através de uma alimentação amplamente variada, e com a inserção de alguns dos alimentos descritos nas tabelas abaixo.
 
COMPONENTES
ATIVOS
PROPRIEDADES
PARA A SAÚDE
ALIMENTOS
FONTES
FlavonóidesAntioxidantes que previnem o câncer, além de apresentarem atividade antiinflamatória.Frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa.
Ácidos graxos ômega-3 Redução do colesterol ruim (LDL); apresentam ação antiinflamatória.Peixes marinhos como salmão, sardinha, atum, anchova, arenque.
Acido alfa-linolênicoEstimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatóriaÓleos de linhaça, soja; nozes e amêndoas.
LicopenoPotente antioxidante que reduz o risco de certos tipos de câncer como de próstataAlimentos vermelhos em geral: tomate e derivados, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho.
IsoflavonasAntioxidante diminui o colesterol e reduz sintomas menopausa em mulheres Soja e derivados
CatequinasReduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
Fibras solúveis e insolúveisMelhora o funcionamento intestinal e com isso reduz o risco de câncer de cólon. As fibras solúveis podem ajudar no controle do colesterol e da glicemia.Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, hortaliças e frutas.
Probióticos - LactobacilosMelhora o funcionamento intestinal e reduz o risco de constipação e câncer de cólonLeites fermentados e iogurtes
Fonte: RGNutri, acesso em 10/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário