Google Analytics Alternative

ARROZ, É SAUDÁVEL À SUA DIETA?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O arroz branco apresenta maior índice glicêmico,
já os integrais são ricos em fibras e liberam energia de
 forma gradual, evitando altos níveis de glicose sanguínea.
Arroz! Apreciado por muitos povos, ele preenche o cardápio fornecendo energia ao organismo, carboidrato de alto índice glicêmico. Possuindo maior valor nutricional em relação ao arroz branco polido, por sua maior concentração de nutrientes, porém pouco menor ao compararmos com o arroz integral, que apresenta quantidades mais elevadas de vitaminas, minerais, lipídeos e fibras.

O arroz parboilizado se difere pelo processo industrial ao qual é submetido, é realizdo o cozimento, fervura parcial, nele permanece a casca, anteriormente as etapas de descascamento e polimento, através do processo hidrotérmico, que promove a gelatinização total ou parcial do amido, onde os nutrientes migram do endocarpo para o grão, aumentando seu valor nutricional.

Em relação as fibras o arroz integral possui 3,5g, o parboilizado 1,7g e o polido 1,3g por 100g do alimento.

O arroz parboilizado e integral possuem custo mais elevado e tempo de cozimento maior, embora o arroz polido apresente menor concentração de micronutrientes, ainda é o mais consumido no Brasil, porém podemos incluir no consumo diário o integral, parboilizado, sem contar no arroz arbóreo e japonês que também possuem seus valores nutricionais importantes.

Provocando um aumento acentuado de glicose no sangue, o arroz branco pode ser uma ameaça ao diabetes, é o que mostrou os pesquisadores de Harvard no Archivs of Internal Medicine. O estudo de cerca de 200 mil pessoas nos EUA sugere que o consumo de arroz branco esteja ligado ao diabetes tipo 2.

Conforme a pesquisa, aqueles que consumiram cinco ou mais porções de 150 gramas de arroz polido por semana tinham cerca de 17% mais risco de desenvolver o diabetes, comparado ao que consumiram menos de uma porção ou cerca de uma xícara, ao mês.

Já, o consumo de arroz integral produziu o efeito oposto, com bases nos resultados substituir cerca de 50 gramas de arroz polido pelo integral levaria a um valor de 16% menor o risco de desenvolver o diabetes tipo 2.

Como sabemos, o arroz branco apresenta maior índice glicêmico, já os integrais são ricos em fibras e liberam energia de forma gradual, evitando altos níveis de glicose sanguínea. Pelo menos 50% do consumo total de carboidratos diários devem provir dos integrais, seja para evitar o diabetes ou demais benefícios atribuídos aos alimentos integrais.

Segundo a pesquisa, mais de 70% de arroz que é consumido nos EUA e Reino Unido é o arroz tipo branco. Equilibrio entre os macronutrientes da dieta e procurar manter-se ativo são requesitos mínimos para prevenir o diabetes tipo 2.

Porcure variar os tipos de arroz que você consume, quando introduzido em quantidades adequadas, o arroz integral, por exemplo, fornece além de energia, nutrientes à dieta.

Por Greice Caroline Baggio.

1 comentários:

{ Maria Reis } at: 14 de abril de 2011 às 19:13 disse...

eu detestava arroz integral, comecei usando aos poucos e agora já não como mais o branco, amo o arroz integral, pois uma menor quantidade me satisfaz mais, sem contar que minha porcentagem de açucar no sangue está sempre estável!

ótima matéria, amei!

bjos e uma ótima noite!

Postar um comentário