Google Analytics Alternative

COMO RESTAURAR O EQUILÍBRIO DE OXIGÊNIO E AJUDAR A PREVENIR DOENÇAS.

sábado, 16 de abril de 2011
Curiosamente ao longo de um dia respiramos cerca de 28 mil vezes,
e respirar corretamente está entre os pilares para a saúde e longevidade.
O oxigênio desempenha um papel fundamental, não só nos nossos processos de respiração, mas em todos os processos metabólicos no corpo. Nutrientes dentro de nossas células são oxidados por enzimas e este processo de oxidação é a nossa principal fonte de energia.

Além disso, as células saudáveis ​​no organismo são aeróbias, o que significa que exige níveis adequados de oxigênio para a respiração celular e crescimento. Quando as células são privadas de oxigênio por qualquer motivo, as células podem sofrer alterações ou morrer.

A conexão de câncer de oxigênio
Dr. Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel 1931, descobriu uma estreita ligação entre o oxigênio e o câncer. Seus estudos mostraram que a principal causa de câncer está diretamente relacionada ao oxigênio e as células privadas dele. Na verdade, ele descobriu que as células cancerosas são anaeróbias e realmente prosperaram em um ambiente deficiente de oxigênio.

Warburg também descobriu que um pH alcalino do corpo significa níveis mais elevados de consumo de oxigênio. Hoje em dia, ter um menor pH e nível de oxigênio no sangue é um achado clínico normal para as pessoas com doenças crônicas.
Como o oxigênio ajuda na desintoxicação do corpo
Saúde do corpo depende, em grande parte, como eficientemente os nutrientes possam ser absorvidos e utilizados a nível celular, bem como a eficácia que toxinas e resíduos podem ser removidos.
[...] A seguir, apenas algumas maneiras simples de melhorar a oxigenação no seu corpo.

Como restaurar o equilíbrio de oxigênio no corpo
Dieta alcalina. Embora existam muitas informações e artigos contraditórios sobre como aumentar a alcalinidade do corpo através da dieta, é realmente muito simples. Aumentar a quantidade de alimetos vegetais em sua dieta e reduzir a quantidade de alimentos processados ​​e alimentos de origem animal, que são acidificantes. Aumentar a quantidade de folhas verdes e legumes, como couve, espinafre, acelga, salsa, couve, couve, mostarda, só para citar alguns. Suplementos que contêm chlorella, spirulina, cevada, alfafa, em particular, também ajudam a alcalinizar o corpo.

A hidratação adequada. Beber bastante água diariamente é fundamental não só para a utilização de oxigênio no corpo, mas também para transportar o sangue e outros fluidos corporais. Sem água suficiente, todas as funções corporais são diminuídas, incluindo a respiração celular e a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.[...]

Respiração adequada. [...] Respiração saudável é lenta (cerca de 12 respirações por minuto), do diafragma (ao invés do peito), através do nariz (em vez da boca).

Exercício diário. Aumentam o exercício aeróbico... Exercício aeróbico irá ajudar seu corpo a utilizar o oxigênio e eliminar resíduos através do sistema linfático. Considerando que o sistema circulatório, tem o coração para bombear o sangue por todo o corpo, o sistema linfático não tem bomba. A linfa fica distribuída e liberada principalmente através do movimento.

Adequada oxigenação e manter um saudável pH do corpo são essenciais para a saúde e vitalidade. Apenas alguns dos potenciais benefícios de manter a oxigenação do corpo a um nível equilibrado incluem: a melhora da função do cérebro, a redução do stress, aumento de energia, e uma vida mais longa e saudável.

Fonte: Parte do texto trauduzido em Natural news, Oxygenate your body - How to restore oxygen balance and help prevent disease, autor Nancy Hearn, 16/04/11.

Através dos exercícios aumentamos o percentual de massa magra, massa muscular corporal e a quantidade de oxigênio no organismo. (Leia outras postagens que mostram os benefícios dos exercícios físicos).

Além do mais, é gasto muitas calorias ao fazer algum tipo de exercício, porém não é só isso, melhoramos o funcionamento do organismo, ativamos o metabolismo e aumentamos o número de mitocôndrias. Isso faz que mesmo em repouso, ou quando você está menos ativo, a queima de calorias também se torne mais eficiente, como ao realizar qualquer atividade cotidiana como dormir ou ler.

Mas, o que são mitocôndrias?
Mitocôndrias são partes integrantes das células que promovem sua respiração, elas transformam o oxigênio e glicose, e os convertem sob a forma de ATP em energia ao organismo.

Segundo Dr. Luís Romariz, a criação de novas mitocôndrias é essencial ao nosso rejuvenescimento. Assim, a disfunção mitocondrial tem um papel importante em quase todas as doenças, nomeadamente nas doenças degenerativas, sendo vital que se criem novas e maiores mitocondrias de forma a impedir o declínio relacionado com o envelhecimento, e isto pode ser feito através de intenso exercício aeróbico, restrição calórica e certos medicamentos.

Cerca de 95% da energia celular é produzida pelas mitocôndriass, as quais têm a capacidade de se dividir dentro das células saudaveis e hipertrofiar (aumentar de tamanho). Conforme ele, nutrientes como a carnitina e Q10 têm a capacidade de proteger as mitocôndrias dos radicais livres protegendo assim as células cardíacas e os neurônios que ao contrário do que se pensa requerem enormes quantidades de energia. É importante otimizar a função mitocondrial para prevenir doença cardiovascular, Alzheimer, diabetes tipo II... Os nossos corpos têm notáveis capacidades de auto-regeneração, mas para tal, precisam de mitocondrias saudáveis.

Fonte: Do blog exercícios e mitocôndrias, Exercícios, mitocôndrIas e rejuvenescimento, 25/01/11.

Curiosamente ao longo de um dia respiramos cerca de 28 mil vezes, e respirar corretamente está entre os pilares para a saúde e longevidade.

Respirar é a primeira coisa que fazemos quando nascemos e a última no final da vida. O mundo inteiro respira! Embora a troca de oxigênio e dióxido de carbono seja automática, boa parte dos indivíduos não respira corretamente. Mas isso é mutável!

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário