Google Analytics Alternative

CORTISOL E SEU EFEITO SOBRE O PESO E COMPOSIÇÃO CORPORAL.

domingo, 3 de abril de 2011
As pequenas coisas que se somam.
Estudos mostram que
 as coisas simples, como passar um tempo
com seus entes queridos,
exercícios de respiração profunda ou
 meditar alguns minutos podem ajudar a
reduzir os níveis de cortisol.

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Ele auxilia o corpo a lidar com o stress e sobreviver. Infelizmente, isso significa que todos os estressores comuns na nossa vida moderna provoca a liberação de cortisol.

Então, quando nós experimentamos stress constante, acabamos com um desequilíbrio que pode causar inúmeros problemas, incluindo o ganho de peso de gordura (principalmente o ganho de gordura ao redor da cintura).

Outros Sinais de altos níveis de cortisol:
- Acne
- Ansiedade  
- Fadiga
- Depressão
- Dores de cabeça
- A pressão arterial elevada
- Apetites por açúcar, álcool ou nicotina
- Diminuição da libido, impotência 
- Insônia
- Irritabilidade
- Menor capacidade de concentração e memória
- Problemas nas costas
- Queda de cabelo
- Perda de tecido magro (como ossos e massa muscular)

Como Equilibrar o cortisol e peso naturalmente?
Os níveis de cortisol são fortemente influenciados pelo seu estilo de vida. Mas esta é uma boa notícia: significa que sua saúde está em suas mãos. Você pode fazer mudanças positivas e manter seus níveis de cortisol ao equilíbrio. Aqui estão:

Coma o suficiente. O alimento é a base da boa saúde. Pular refeições e realizar dietas de baixa caloria desencadeiam a liberação de hormônios do estresse. Ao invés disso, coma refeições regulares que incluem um equilíbrio de carboidratos, proteína de qualidade e gorduras saudáveis.

Evite produtos químicos tóxicos. O corpo reage a produtos químicos tóxicos da mesma forma que ele responde a outros estressores, por isso é importante tomar algumas medidas para reduzir sua exposição. Isso inclui as toxinas que ingeridas (como excesso de álcool, açúcar e cafeína, bem como aspartame MSG, e outros aditivos alimentares químicos), e também toxinas que absorvemos através de nossa pele e pulmões (tais como aqueles em produtos de beleza convencionais e produtos químicos de limpeza).

Sensatez no exercício. Mais não é o melhor. O melhor regime de exercício inclui uma combinação de treinamento de resistência, alongamento e cardiovascular. Isto pode incluir atividades como musculação, yoga, pilates, natação ou caminhadas. Exercício pode equilibrar os níveis de cortisol, especialmente se você gosta da atividade que escolher, mas é importante reconhecer que o excesso de exercício pode estimular a liberação de cortisol em demasia. Quanto mais os seus hormônios estão fora de sintonia, mais você precisa ter cuidado com o exercício, principalmente cardiovascular.

Durma o suficiente. Oito horas de sono todas as noites é uma das maneiras mais eficazes de redução de cortisol. Mesmo se você não dormir bem à noite anterior, uma sesta do meio-dia pode ajudar a compensar horas perdidas e normalizar o cortisol, de acordo com pesquisa da Pennsylvania State University

Obtenha algum tempo à inatividade. O corpo e a mente não pode estar sempre em movimento. Dê uma pausa a cada dia e relaxe sem se preocupar com os milhões de outras coisas que você poderia estar fazendo. 

Massagens são bem-vindas. Bem, ninguém tinha que dizer-lhe que uma massagem ajuda a relaxar, mas vários estudos têm demonstrado a massagem terapêutica regular como uma maneira eficaz para reduzir os níveis de cortisol.

Ria. O riso pode ajudar a reduzir o cortisol, em cerca de 39%, é o mostrou um estudo da Universidade Loma Linda.

As pequenas coisas que se somam. Estudos mostram que as coisas simples, como passar um tempo com seus entes queridos, exercícios de respiração profunda ou meditar alguns minutos podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol.

Fonte: Parte do texto traduzido em Living the nourished life, autor Elizabeth Walling.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário