QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS À SAÚDE DA BETERRABA?

quinta-feira, 14 de abril de 2011
Quais são os benefícios à saúde da beterraba?

Beterrabas contêm carboidratos, folato, nitratos, magnésio, ferro, potássio, sódio, vitamina C e fitonutrientes como betalaínas (betaína - antioxidante que fornece beterraba sua cor vermelha profunda).
Quais são os benefícios à saúde da beterraba?

Aumenta a resistência: Um estudo realizado na Universidade de Exeter sugere que beber suco de beterraba pode aumentar a resistência, permitindo às pessoas o exercício por até 16%. Os pesquisadores constataram que o teor de nitrato da beterraba leva a uma redução no consumo de oxigênio, tornando o exercício menos cansativo. Leia no blog suco de beterraba. Embora os pesquisadores não tenham certeza do exato mecanismo, há suspeita que poderia ser uma forma de nitrato de se transformar em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio é queimada através de exercício.

Note, o óxido nítrico no corpo ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sanguíneo, além de ser importante para a redução da pressão sanguínea.

Reduz a pressão arterial: Um estudo realizado na Universidade Queen Mary de Londres e publicada online na revista da American Heart Association journal Hypertension descobriram que pessoas que beberam o suco de beterraba ou tomaram comprimidos de nitrato tiveram a redução da pressão arterial em 24 horas. Segundo os pesquisadores, o teor de nitrato do suco de beterraba é a causa de redução da pressão sanguínea.... Os pesquisadores também descobriram que apenas uma pequena quantidade do suco de beterraba (250 ml) é necessário para ter esse efeito.
 
Diminui o nível de colesterol do sangue: Um estudo em ratos mostrou que a fibra da beterraba, juntamente com o seu conteúdo de folato, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue. 
 
Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Beterraba contém betaína, que reduz os níveis de homocisteína e protege contra várias doenças cardiovasculares. Excesso de homocisteína está associada à inflamação dos vasos sanguíneos. A betaína é basicamente a colina , o que ajuda na redução do nível de homocisteína, protegendo contra doenças cardiovasculares.  Betaína também está associada com níveis mais baixos de outros fatores inflamatórios como o C-reativa de proteína (CRP - causas que prejudicam a inflamação da artéria), a interleucina-6 (IL-6) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-A).
 
Note, os benefícios de betaína foram mostrados em um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrando a capacidade de reduzir os níveis de homocisteína. (Craig, SAS. Betaine in human nutrition, 2004) através do ciclo da metionina e pode desempenhar papel importante na epigenética e desempenho atlético, como menor fadiga e aumento de força e massa muscular.
 
Previne a osteoporose: O magnésio é necessário para o aproveitamento adequado de cálcio para a manutenção adequada dos ossos.  Beterraba contém magnésio, e, portanto, pode ajudar na prevenção da osteoporose. Mas folhas de beterraba devem ser evitadas, pois são ricas em ácido oxálico e interferem na absorção de cálcio.
 
Protege contra a Doença Hepática: Poucos estudos preliminares em ratos e em humanos sugerem que a betaína, um nutriente encontrado na beterraba, podem ajudar a proteger contra doenças do fígado - principalmente o acúmulo de depósitos de gordura no fígado, que pode ocorrer a partir de abuso de álcool, obesidade, deficiência protéica, diabetes e outras causas. O nutriente também aumenta a acidez do estômago, ajudando assim as pessoas com hipocloridria (uma condição que causa níveis baixos de ácido no estômago).

Note, a beterraba está entre os alimentos ricos em betaína. A betaína pode reduzir a resposta inflamatória relacionada à doenças cardíacas, doenças vasculares e doenças do fígado, ainda impede ou reduz a acumulação de gordura no fígado, gordura que leva a esteatose hepática.

Atua como um laxante: Raiz de beterraba é um laxante natural e ajuda em condições como a constipação e hemorróidas.

Usada em Icterícia: suco de beterraba é considerada boa em condições como icterícia, durante o qual o corpo precisa de líquidos e carboidratos.

Contém antioxidantes: Beterraba tem betacianina, um antioxidante, que ajuda nas doenças cognitivas como a doença de Alzheimer, demência. O antioxidante elimina os radicais livres que danificam as células do cérebro ou as células de outros órgãos. A pesquisa de câncer do cólon também afirma que a propriedade antioxidante de beterraba ajuda no tratamento de câncer de cólon, promovendo o crescimento de células CD8, que pode detectar e remover as células anormais. Em um recente estudo de laboratório em células tumorais humanas, um antioxidante de beterraba foi visto a diminuir o crescimento das células tumorais através de mecanismos múltiplos... Esses estudos não são suficientes para declarar a beterraba como alimento anti-câncer, mas os resultados são encorajadores.

Manter-se saudável está DIRETAMENTE RELACIONADO a COMER DE FORMA SAUDÁVEL. Busque saúde!

Fonte: Parte do texto em life mojo, Health Benefits of Beetroot, 14/04/11.
Por Greice Caroline Baggio.


1 comentários:

{ Ericka Gomez } at: 19 de fevereiro de 2014 17:42 disse...

muito bom.. adquiri muitas informações importantes.. obrigada

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