Google Analytics Alternative

EXERCÍCIOS FÍSICOS REQUEREM MAIS ÁGUA. SAIBA O PORQUÊ.

sexta-feira, 22 de abril de 2011
Às vezes nós não prestamos atenção suficiente para os sinais do corpo.
Crie o hábito de beber água todos os dias.
A água é responsável por manter o volume sanguíneo, transportar nutrientes e resíduos pelo corpo. Atuando no controle da temperatura corporal, ainda todas as reações químicas que você possa imaginar ocorrem em função da água existente.

A água possui inúmeros papéis no organismo. Entre suas funções, a água funciona como construtor material, como solvente, como transportadora de nutrientes e resíduos, participa da termoregulação. A ingestão e perdas de água devem ser controladas para garantir o balanço hídrico. Alterações pequenas na osmoralidade do plasma são os principais fatores que ativam os mecanismos homeostáticos. Sabemos que crianças e idosos têm maior risco de desidratação. A desidratação pode afetar a consciência, induzir a fala incoerente, levar a fraqueza nas extremidades, hipotensão, taquicardia.

Em média um adulto sedentário deveria consumir cera de 1,5L de água. Lembre-se com temperaturas elevadas a sudorese aumenta, assim a ingestão de água torna-se essencial e aumentada.

A sede leva o indivíduo a procurar por água. Quando o sangue está concentrado em demasia, no caso da desidratação, por exemplo, partículas e moléculas atraem água das glândulas salivares, assim a boca fica seca. O cérebro, particularmente o hipotálamo, controla o estimulo a sede, os rins também controlam a quantidade de água no organismo, quando as necessitadas de água são aumentadas para funções internas no organismo, a eliminação de água, através dos rins é reduzida. A desidratação pode ocorrer facilmente quando o estímulo à sede é ignorado e as conseqüências podem ser sérias se muita água for perdida. Os sintomas da desidratação vão da sede à fraqueza, levando a morte se não corrigida.

O corpo elimina parte do seu líquido através da urina. Quanto mais água ingerirmos, mais urina é formada e assim eliminada. Além da urina, são eliminados líquidos através do suor, respiração e fezes.

Por que o exerício físico promove a sede?
"Como 70% da composição corporal é água, após os treinos e desgaste do corpo entra em modo de reparação e necessita de água para recuperação rápida. A água ajuda a transportar nutrientes e gases, bem como eliminar toxinas e resíduos do corpo. Primeiro devido à transpiração a água é criado um desequilíbrio de água (desequilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo), e quanto o maior desequilíbrio provoca desidratação...
Depois, porque o treino aumenta a temperatura corporal. A água no corpo é usada para manter está temperatura. Para regular naturalmente a temperatura do corpo o cérebro aciona a sede.  Às vezes nós não prestamos atenção suficiente para os sinais do corpo. Crie o hábito de beber água todos os dias". (fitho.in)

Bebidas esportivas são importantes durante o exercício?
No exercício físico, especialmente se for intenso e prolongado, a reposição de água deve ser frequente. A necessidade de água aumenta para repor as perdas com a respiração e transpiração.
A desidratação mesmo que moderada, pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo, prejudicar a função cardiovascular e desempenho fisico.

Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até 2,5 litros por hora, para saber em média a quantidade de líquidos perdidos o atleta pode se pesar antes e após os treinos ou competição.

A água corporal total é maior em atletas, do que não atletas, e diminui em quantidades significativas com a idade, pela diminuição da massa muscular.

Em atividades leves, como caminhar e que tenham menos de uma hora de duração, a água pura é suficiente. Em treinos intensos de resistência, correr mais de uma hora, pedalar, jogar uma partida de futebol, apesar da água pura ser essencial, o uso de bebidas que promovem a reposição de água e eletrólitos, podem melhorar o desempenho do atleta, sendo que são rapidamente absorvidas (possuem concentrações adequadas de carboidratos, facilitando o esvaziamento gástrico), geralmente possuem sabor agradável e promovem rápida hidratação, pois possuem eletrólitos que restauram o equilíbrio osmótico.

Na prática de atividade física mais intensa e prolonada deve haver reposição de líquidos a cada 15 e 20 minutos, 2 h antes do exercício ingerir em torno de 500 ml de líquidos e após 1 h de exercício ingerir de 600 a 1200 ml de líquidos por hora de exercício.

O carboidrato é essencial como repositor o gasto energético e evitar fadiga muscular. A concentração ideal de carboidratos encontradas nas bebidas esportivas, deve estar entre 4 a 8g em 100ml.

O uso de bebidas esportivas geralmente deve ocorrer apenas se a perda de peso durante o exercício ultrapassar 2% do peso corporal. Durante o exercícios? Nada de bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário