Google Analytics Alternative

RESVERATROL, PREVENÇÃO DE DOENÇAS, LONGEVIDADE.

quarta-feira, 27 de abril de 2011
O resveratrol, juntamente com a quercetina e epicatequina,
é um dos principais antioxidantes encontrados no vinho tinto.
Clive McCay, um cientista da nutrição a exercer na Universidade de Cornell em Nova York, foi um pioneiro ao provar que havia um elo entre a restrição calórica e a longevidade. Desde então, centenas de estudos provaram a existência desse elo – estudos efetuados não só em ratos, mas também em cães e especialmente em primatas. Mas como seria se pudesse tomar uma cápsula e beneficiasse desse efeito sem restringir a ingestão alimentar? Um nutriente conhecido como resveratrol parece poder cumprir este desejo. O Fator da Longevidade é uma explicação para o seu modo de funcionamento bem como um guia para o melhor suplemento.

Durante tempos de stress, tais como sol em demasia, as plantas podem aumentar a produção de moléculas especializadas chamadas xenofactores. Quando os animais consomem estas plantas, estes fatores interagem com os genes desses animais e dão inicio a um espantoso evento de benefícios para a saúde, permitindo a esses animais um aumento da longevidade que em alguns casos atinge os 50%! Quando os xenofactores são transformados num extrato como o resveratrol, os compostos parecem despoletar uma resposta similar à da restrição calórica mesmo sem cortar na ingestão de alimentos. Os efeitos parecem cobrir todas as teorias sobre o envelhecimento – controlam a inflamação, regulam a sobrevivência celular, reparam as células, e previnem a sua morte. Como antioxidantes, eles aumentam o desempenho do sistema imune e endócrina. Tal como a restrição calórica, o resveratrol active o gene da sirtuina o SIRT1, conhecido como o gene da longevidade.

E quem não quiser tomar as cápsulas? A resposta pode estar nas declarações de uma Francesa que viveu até aos 122 anos de idade e que caminhava e tomava dois copos de vinho tinto diariamente. Mais não é melhor e a toxicidade do álcool ultrapassa os seus benefícios se forem ingeridos mais de 2 copos de vinho. Há alimentos que também contêm resveratrol, as uvas, o chocolate escuro, as maçãs, o chá verde, os pistaches e os amendoins.

Em Abril de 2008 o cientista David Sinclair perito em envelhecimento declarou que podemos aspirar a viver até aos 150 anos.

Fonte: Texto de Dr. Luiz Romariz, Resveratrol e Longevidade.

Prevenção raramente é uma opção popular, mas é eficaz. O resveratrol é uma substância química encontrada no vinho tinto, uvas, suco de uvas roxas, amoras... O consumo destes alimentos (mesmo a suplementação em dose segura) mostra-se muito efetivo na aterosclerose, redução do LDL colesterol, aumento do HDL colesterol e prevenção de diversos tipos de câncer. O Resveratrol é capaz de reduzir a coagulação do sangue e processo de inflamação.

Um novo estudo mostrou que doses significativas de resveratrol pode melhorar a circulação sanguínea do cérebro. Outros estudos com resveratrol relatam efeitos, além dos benefícios cardiovasculares, efeitos anticâncer e proteção contra a doença de Alzheimer.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário