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OBTENHA SUFICIENTE QUANTIDADE DE POTÁSSIO EM SUA DIETA.

quinta-feira, 14 de abril de 2011
O potássio não está somente nas bananas, como também frutas secas,
laranja, melão, cacau, tomate, beterraba, batata inglesa, feijão,
lentilha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre...
* A principal função do potássio é para ajudar na digestão, absorção e assimilação de proteínas nos alimentos que consumimos a fim de construir os tecidos dos músculos, ossos e outras células. O potássio desempenha várias funções no organismo e metabolismo e assegura que todas as células, órgãos e tecidos funcionem de maneira eficaz. Suas principais funções são:

• Ele ajuda na síntese de proteínas, carboidratos e metabolismo de aminoácidos;
• É essencial para o crescimento corporal e construção de músculos;
• Ajuda a regular o equilíbrio ácido-base;
• Mantém a atividade normal no coração.

* O potássio é um mineral importante para o nosso corpo, mas muito pouco ou demais pode ter efeitos secundários graves. Há uma abundância de potássio, que ocorre naturalmente em muitos alimentos da natureza e a falta do mineral é uma condição mais rara. No caso de fome ou desnutrição, quando o organismo não recebe o suficiente de potássio pode levar à hipertensão arterial e sensibilidade ao sal.

O potássio tem um papel importante para o relaxamento muscular, promove a dilatação dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo, essencial para conservação do equilíbrio ácido/base do organismo. Os rins são responsáveis pela eliminação do potássio. Na insuficiência renal, a excreção fica prejudicada, o excesso não pode ser eliminado com eficiência podendo trazer sérias complicações, nestes casos a dieta deverá ser restrita em alimentos ricos em potássio.

A recomendação de potássio para adultos sem patologias é 4700 mg ao dia. Alimentos de origem vegetal contêm mais potássio como hortaliças e frutas, veja quais; principalmente frutas secas, banana, laranja, melão, cacau, tomate, beterraba, batata inglesa, feijão, lentilha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre, como também gérmen de trigo, melado, nozes, chá preto, leite em pó, chocolate em pó. Os sais que substituem o sal de cozinha convencional, conhecidos no mercado como light, onde parte do cloreto de sódio é substituído por cloreto de potássio, deve ser restrito para pacientes com insuficiência renal. Saiba que o cozimento dos alimentos provoca a perda de potássio. A falta de potássio pode causar problemas cardíacos e debilidade muscular.

Saiba que o potássio exerce um efeito anti-hipertensivo, fornecendo proteção aos sistema cardíaco, fator importante para pacientes hipertensos com uso de diuréticos, desde de que avaliando outros fatores ou contra-indicações. O potássio auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e dilatação dos vasos.

* Parte do texto em life mojo, Why Do We Need Potassium?, 11/04/11.
Por Greice Caroline Baggio.

2 comentários:

{ Observador } at: 20 de março de 2013 10:29 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
{ ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE } at: 20 de março de 2013 10:49 disse...

Segundo as novas orientações, os adultos devem consumir menos de 2.000 miligramas (mg) de sódio - equivalente a 5 gramas de sal de cozinha -, e pelo menos 3.510 mg de potássio por dia. http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br/2013/02/atualizacoes-para-as-recomendacoes-de.html

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