Google Analytics Alternative

AS CORES DA SAÚDE!

terça-feira, 26 de abril de 2011
Na natureza estão os antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais
que nutrem as células e fornecem proteção contra radicais livres.
Inúmeros estudos científicos têm demostrado a riqueza nutricional dos vegetais, boa parte dos indivíduos não incluem as quantidades mínimas recomendadas, todavia na natureza estão os antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais que nutrem as células e fornecem proteção contra radicais livres.

Além das particularidades que cada vegetal possui, que são ricas, como os vegetais podem contribuir à saúde?
- Menos calorias, melhor manutenção do seu peso;
- Diminuir o risco de um acidente vascular cerebral e outras doenças cardiovasculares;
- Reduzir o risco de diabetes tipo 2;
- Fornece proteção a saúde óssea;
- Melhora da memória e do funcionamento cerebral;
- Proteção contra a degeneração macular;
- Aporte ao sistema imune;
- Proteção contra diversos tipos de cânceres: estômago, mama, próstata, cólon e reto.

Prepare refeições saudáveis com os alimentos disponíveis em casa, antes de desprezar o tomate, as folhas de agrião ou mesmo a beringela que está na geladeira, procure inclui-los em novas receitas. Aproveitar o melhor dos alimentos, este é um dos focos da nutrição inteligente.

Tomates
O consumo de produtos derivados de tomates processados e industrializados está associado com o risco reduzido de câncer de próstata, pela presença do licopeno, um carotenóide, principal fitoquímico responsável por essa redução. São vários os mecanismos potenciais pelo qual o licopeno pode atuar, porém ele exerce uma ação importante como antioxidante, realçando a comunicação entre as células pelo aumento das junções GAP e modulando a progressão do ciclo celular.

Embora o efeito do licopeno seja biologicamente relevante, o tomate é também uma excelente fonte de nutrientes, incluindo folato, vitamina C, e vários outros carotenóides e fitoquímicos, bem como polifenóis, que também estão associados com a diminuição do risco de câncer. Os tomates também contêm quantidades significativas de potássio, bem como vitamina A e vitamina E.

Brócolis
Uma xícara de brócolis reforça o sistema imunológico por conter grande dose de betacaroteno, oligoelementos, como zinco e selênio, age fortalecendo as ações de defesa imunológica.
Brócolis contém sulforafano, composto anti-câncer. Age inibindo o H. pylori, reduzindo o risco de câncer gástrico. Além disso, o brócolis contém indol-3-carbinol, um composto antioxidante poderoso e anti-cancerígeno encontrado não só para impedir o crescimento da mama, do colo do útero e câncer de próstata, mas também aumenta a função do fígado.
O brócolis é rico em fibras, que auxiliam na digestão, previne a constipação, mantém açúcar no sangue, e reduz overeating. Além disso, uma xícara de brócolis contém o equivalente em proteína quanto um copo de arroz ou de milho com metade das calorias.  Estudos têm demonstrado que os carotenóides como luteína ajuda a prevenir a idade degeneração macular relacionada à catarata e, assim como possui efeitos anti-câncer.

Berinjela
Vegetal rico em fibras e pobre em calorias, contém antocianina, um antioxidante que previne danos aos vasos sanguíneos, porém seu consumo para redução do colesterol é assunto controverso cientificamente, entretanto inclui-la na dieta é uma opção muito saudável, e como sabemos, consumir em sua maior parte legumes, vegetais e frutas, e reduzir o consumo de alimentos de origem animal, certamente irá reduzir o colesterol sanguíneo.
Ao comprar a berinjela prefira as de consistência firme e cor brilhante. Ela escurece rapidamente, então guarde-a em embalagem apropriada e conserve em refrigeração até o consumo. Pode ser consumida com ou sem a casca, assada, cozida ou grelhada.

Beterrabas
Beterrabas contêm carboidratos, folato, nitratos, magnésio, ferro, potássio, sódio, vitamina C e fitonutrientes como betalaínas (betaína - antioxidante que fornece beterraba sua cor vermelha profunda).
Um estudo realizado na Universidade de Exeter sugere que beber suco de beterraba pode aumentar a resistência, permitindo às pessoas o exercício por até 16%. Os pesquisadores constataram que o teor de nitrato da beterraba leva a uma redução no consumo de oxigênio, tornando o exercício menos cansativo. Embora os pesquisadores não tenham certeza do exato mecanismo, há suspeita que poderia ser uma forma de nitrato de se transformar em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio é queimada através de exercício.

Beterraba tem betacianina, um antioxidante, que ajuda nas doenças cognitivas como a doença de Alzheimer, demência. O antioxidante elimina os radicais livres que danificam as células do cérebro ou as células de outros órgãos. A pesquisa de câncer do cólon também afirma que a propriedade antioxidante de beterraba ajuda no tratamento de câncer de cólon, promovendo o crescimento de células CD8, que pode detectar e remover as células anormais. Em um recente estudo de laboratório em células tumorais humanas, um antioxidante de beterraba foi visto a diminuir o crescimento das células tumorais através de mecanismos múltiplos... Esses estudos não são suficientes para declarar a beterraba como alimento anti-câncer, mas os resultados são encorajadores.

Espinafre
Espinafre é famoso pelo ferro, potássio e magnésio que contém. Também é considerado como tendo boas propriedades antioxidantes, que não só ajuda a se livrar dos radicais livres produzidos no organismo, mas também ajuda a reparar o tecido muscular danificado. O espinafre é rico em fibras indeal para contribuir ao seu metabolismo e ajudar no processo de perda de peso.

Repolho
Sustâncias presentes no repolho, e outros alimentos crucíferos, assim chamados pelo formato de suas flores em forma de cruz, como o brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas estimulam a produção de enzimas protetoras, como o indol-3-carbinol, que atua na proteção do câncer de mama. O estrógeno passa por uma variedade de reações depois de ser sintetizado, seu metabolismo pode tomar 2 caminhos diferentes. Um produz 16-hidroxiestrona, que parece ser o responsável em estimular a produção irregular de células do tecido da mama, mas também pode ser convertido em 2-hidroxiestrona, um composto inerte. O indol-3-carbinol estimula enzimas protetoras que levam ao segundo caminho. O repolho é rico em fibras e potássio, seu consumo também está associado ao risco diminuído de câncer de cólon. Quanto mais fervido, mais o repolho libera enxofre, por isso seu cheiro característico, uma dica é refogar em tiras com azeite de oliva, acrescentar sal, pimenta e despejar sobre o macarrão integral é uma boa opção.

Sabemos, uma dieta com baixo teor de gordura saturada, rica em grãos integrais, leguminosas, hortaliças, legumes e frutos trazem inúmeros benefícios à saúde. Ainda, reduzir ou eliminar a carne vermelha da dieta reduz o risco de doença cardíaca. Alimentos ricas em fibras, carotenóides (encontrados na cenoura, batata doce, espinafre), vitaminas, minerais e isoflavonas (soja, leguminosas), protegem contra doenças, incluindo câncer.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário