Google Analytics Alternative

O PODER DAS FIBRAS E PROTEÍNAS & REMÉDIOS NATURAIS.

segunda-feira, 18 de abril de 2011
A edição O poder das Fibras e Proteínas (editora alto astral) fornece conteúdo facilmente esclarecedor sobre o assunto, lá você confere minha contribuição.

Mas o que são PROTEÍNAS?
As proteínas são macromoléculas presentes em todas as células do nosso corpo, são utilizadas para formar os blocos de aminoácidos para síntese e estrutura tecidual (são formadas por combinações dos 20 aminoácidos). Os aminoácidos se unem para formar uma proteína por meio de ligação peptídica que une o grupo carboxílico de um aminoácido ao grupo amino do outro. Os aminoácidos das proteínas se unem um ao outro em uma sequência, sua estrutura pode ser primária, secundária, terciária e quartenária. As proteínas podem ser provenientes dos alimentos que ingerimos, o que chamamos de fonte exógena, ou de fonte endógena, que são derivadas da degradação das proteínas celulares pelo próprio organismo.

Alimentos de origem animal como carnes, ovos e leites fornecem proteínas de alto valor biológico, com maior biodisponibilidade ao organismo pela constituição de seus aminoácidos.

Proteínas de origem vegetal devem ser combinadas entre si, por serem de baixo valor biológico.

E quanto as FIBRAS?
Parte integrante e fundamental ao bom funcionamento intestinal, atuando na redução dos níveis de colesterol e de pressão arterial, melhorarnado o perfil de glicemia no sangue, promovendo a perda de peso, reduzindo a inflamação, estando relacionada a prevenção de doenças entre elas o câncer, novos estudos vêm sendo realizados mostrando os beneficios das fibras na dieta.

A fibra dietética esteve associada com um risco reduzido de morte por doenças infecciosas, respiratórias e cardiovasculares, bem como uma redução do risco de morte por qualquer causa, durante um período de 9 anos, de acordo com publicação no Archives of Internal Medicine.

O National Cancer Institute, Rockville, Maryland, analisaram dados de 219.123 homens e 168.999 mulheres participantes do National Institutes of Health-AARP Diet and Health Study. Os participantes preencheram um questionário de frequência alimentar no início do estudo, em 1995 e 1996, estando o consumo de fibras variando de 13 a 29 gramas por dia entre os homens e de 11 a 26 gramas por dia entre as mulheres. Destes em cerca de 9 anos, 20.126 homens e 11.330 mulheres morreram.


De forma geral, o consumo de fibras esteve associado com uma redução significativa do risco de morte entre homens e mulheres, cerca de 29,4 gramas de fibras por dia para homens e 25,8 gramas para as mulheres foram associadas com 22% menos probabilidade de morte do que aqueles que consumiram menos porções, cerca de 12,6 gramas por dia para homens e 10,8 gramas para as mulheres.

Já, o risco de morte por doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias esteve reduzida em 24% a 56% nos homens; e 34% a 59% nas mulheres com a ingestão maior de fibras.


Frutas, vegetais, cereais e grãos integrais estão como parte na sua dieta? Confira também a edição Remédios Naturais!





Fonte: Yikyung Park, Amy F. Subar, Albert Hollenbeck, Arthur Schatzkin. Dietary Fiber Intake and Mortality in the NIH-AARP Diet and Health Study. Arch Intern Med, feb, 2011.
O poder das fibras e proteínas, Santo remédio especial, Ed. Alto Astral, ano 3, nº 4, 2011.
Remédios naturais especial, Ed. Alto Astral, ano 2, nº 2, 2011.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário