Google Analytics Alternative

MANTENHA SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL ADEQUADOS. ALIMENTOS PARA REDUZIR O COLESTEROL.

sexta-feira, 22 de abril de 2011
O excesso de colesterol leva à acumulação de placas nas
paredes das artérias, que fornecem sangue
ao coração e outros órgãos.
Os adultos não são os únicos afetadas por níveis elevados de colesterol. As crianças também podem ter níveis elevados de colesterol, o que pode causar problemas de saúde quando adultas. O excesso de colesterol leva à acumulação de placas nas paredes das artérias, que fornecem sangue ao coração e outros órgãos. O estreitamento das artérias obstruem o fluxo de sangue para o coração, estando relacionado ao acidente vascular cerebral.

Quais as Causas de colesterol alto? Hereditariedade; Dieta em desequilíbrio de macronutrientes; Sobrepeso/ Obesidade... É uma situação de risco para doenças cardíacas, nestes casos a dieta deve ser avaliada, buscando o equilíbrio no cardápio.

O colesterol é importante para a manutenção das membranas celulares, síntese de vitamina D, além da produção da bile e hormônios sexuais. Gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. Como há indivíduos com predisposição genética, com disfunção na produção do colesterol. O colesterol é transportado na circulação sanguínea com as lipoproteínas, LDL, HDL...
 
O LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. É importante controlar sua quantidade na corrente sanguínea, pois em excesso, o LDL se acumula em artérias podendo levar a aterosclerose, formação de placas de gordura, podendo levar ao infarto (AVC) ou derrame.

Geralmente, o infarto do miocárdio e o derrame cerebral ocorrem devido ao colesterol elevado, triglicérides alto, hipertensão, Diabetes Mellitus, obesidade, hereditariedade... As doenças do coração costumam ser geradas pela alimentação incorreta, falta de atividades físicas e descontinuidade do uso da medicação indicada.

O HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de livrar da circulação o excesso de colesterol e transportando-o para o fígado. O HDL age como protetor das artérias, já que evita o entupimento pelo LDL, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Os níveis gerais de colesterol (total) em miligramas por decilitro* são:
- Menos de 200 mg/dl - Desejável: menor risco de doença cardíaca
- Entre 200 e 239 mg/dl - Limiar de alto risco
- Mais de 240 mg/dl - Nível não desejável: alto risco
* Dependem da idade e do histórico do paciente

Ao longo dos anos, não só os americanos, como a população em geral têm pensado antes de incluir os ovos na dieta por medo do colesterol dietético. No entanto, mais de 40 anos de pesquisa demonstraram que indivíduos saudáveis podem desfrutar de ovos sem afetar significativamente o seu risco de doença cardíaca.

O Equilíbrio Nutricional, exercícios físicos podem naturalmente reduzir o colesterol,  aqui estão os alimentos naturais que ajudar a manter um nível saudável de colesterol no organismo:

• Aveia e farelo de aveia: Aveia e farelo de aveia são ricos em fibras solúveis, um tipo de fibra que reduz o colesterol ruim (LDL).  A fibra solúvel parece reduzir a absorção do colesterol no intestino, 10 gramas ou mais de fibra solúvel por dia diminui o colesterol total e LDL.  Outros alimentos ricos em fibras solúveis que você pode incluir em sua dieta são as maçãs, feijão, pêras, ameixas e cevada.

• Peixe: Ômega 3 podem reduzir o colesterol "ruim" e aumentar o bom. Ácido graxo encontrado em peixes que também ajudar o coração de outras maneiras, tais como redução da pressão arterial e de risco de coágulos sanguíneos. No entanto, para manter os benefícios saudáveis ​​para o coração do consumo de peixes, é necessário grelhar ou assar.  Entre os ômega-3 peixes ricos que você deve incluir em sua dieta (pelo menos duas porções por semana) são sardinha, salmão, arenque e cavala.

• Nozes: As nozes são ricas em fibras, fitonutrientes e antioxidantes , como vitamina E e selênio. Elas também são ricas em esteróis vegetais e gorduras (monoinsaturados e poliinsaturados), que têm sido mostrados para reduzir o colesterol ruim (LDL).... Comer nozes como substituto dos alimentos que são ricos em gorduras saturadas, como carne ou queijo. Por exemplo, em vez de usar queijo ou carne em sua salada, adicione um punhado de nozes ou amêndoas.

• Mirtilo: Mirtilos contêm um antioxidantes que podem ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL).

• Iogurte com culturas ativas (probióticos): Vários estudos têm mostrado que os probióticos Lactobacillus Acidophilus and Lactobacillus Reuteri realmente podem ajudar a diminuir o colesterol. Eles trabalham, impedindo a reabsorção de colesterol de volta para a corrente sanguínea.

• Soja: Também conhecida como substituta para a carne, as sojas são ricas em fibras, gordura poliinsaturada, proteína e várias vitaminas e minerais. Os alimentos derivados de soja podem reduzir o nível de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Entre os produtos de soja que você consumir são: extrato ou "leite" de soja, grãos de soja, tofu (com origem na China o tofu ou queijo de soja, é feito a partir de leite de soja), tempeh (alimento fermentado de grãos de soja), missô (ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja).

• Óleo de linhaça: Óleo de linhaça pode reduzir a pressão arterial em homens com colesterol alto. Em um estudo de três meses com 59 homens de meia-idade, aqueles que tomaram suplementos de óleo de linhaça por dia (com oito gramas de gorduras ômega 3, ácido alfa-linoleico) apresentaram pressão arterial significativamente mais baixa, tanto sistólica como diastólica.

• Feijão: Os feijões são ricos em fibras solúveis que ajudam a diminuir o "mau" colesterol.  Outros alimentos ricos em fibras solúveis incluem lentilhas, ervilhas e semente de linhaça moída.

• Abacate: O abacate com suas gorduras monoinsaturadas têm sido considerados para diminuir ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), especialmente em pessoas com colesterol levemente elevado.

• Azeite: Azeite de oliva contém uma mistura de antioxidantes que podem reduzir o colesterol ruim (LDL) sem afetar o HDL, nível de colesterol bom. A Food and Drug Administration recomenda a utilização de cerca de 2 colheres de sopa (aproximadamente 23 gramas) de azeite por dia para obter seus benefícios saudáveis ​​para o coração. Algumas pesquisas sugerem que os efeitos do azeite são ainda maiores se você optar pelo extra-virgem, o que significa que o óleo é menos processado e contém mais antioxidantes saudáveis ​​para o coração.  Para adicionar o azeite à sua dieta, você pode refogue os vegetais no mesmo ou misturá-lo com vinagre em salada.

Os alimentos citados contribuiem à saúde como um todo, bem como a redução do colesterol. Limitar a ingestão de gorduras saturadas, apostar em alimentos ricos em fibras, incluir ervas e condimentos na dieta vão ajudar você a manter seus níveis de colesterol adequado. Mais informações dê uma lida em colesterol elevado previna.

Fonte: Parte do texto em life mojo, Foods to Lower Cholesterol, 25/07/09.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário