Google Analytics Alternative

PESQUISA APONTA, 15% DOS BRASILEIROS SÃO OBESOS E INGESTÃO DE CARBOIDRATOS E GORDURA NO FÍGADO.

segunda-feira, 18 de abril de 2011
Os brasileiros acima do peso no País já são quase
metade da população (48,1%) e os obesos já somam 15%.
Pesquisa do Ministério da Saúde revela que os brasileiros acima do peso no País já são quase metade da população (48,1%) e os obesos já somam 15%. Conforme o estudo, essa proporção, há cinco anos, era de 42,7% e 11,4%, respectivamente. Para o ministério, o Brasil segue uma tendência mundial de aumento da obesidade por conta de uma alimentação inadequada aliada ao sedentarismo.

Os dados fazem parte da pesquisa anual Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que no ano passado entrevistou 54.339 adultos nas 27 capitais do País. A proporção de homens acima do peso passou de 47,2% em 2006 para 52,1% no ano passado. Já entre as mulheres, o crescimento foi de 38,5% para 44,3%.

De acordo com coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, Deborah Malta, a obesidade é "um reflexo do baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras e do uso em excesso de produtos industrializados com elevado teor de calorias, como gorduras e açúcares, além de baixos níveis de atividade física".

Uma nova pesquisa desenvolvida na Universidade do Texas (EUA) leva médicos a afirmarem que reduzir a ingestão de carboidratos é mais eficiente para diminuir a gordura no fígado do que a redução de calorias.

Em um experimento, cientistas recrutaram 18 pessoas com gordura no fígado (não causada por álcool) e designaram a um grupo uma dieta com poucas caloria0s, enquanto o segundo grupo seguiu uma dieta com poucos carboidratos. Após 14 dias, os participantes da dieta de poucos carboidratos tinham perdido mais gordura do fígado do que o outro grupo.

Os pesquisadores ainda não sabem explicar a diferença de perda de gordura entre os dois grupos, mas eles acreditam que a descoberta pode ser significativa para tratamentos de diversas doenças, como a diabetes e a resistência à insulina. A pesquisa foi publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition.

Fonte: Pesquisa aponta que 15% dos brasileiros são obesos, noticias uol, 18/04/2011.
Dieta de poucos carboidratos ajuda na redução de gordura no fígado, blog boa saúde, 18/04/2011.

0 comentários:

Postar um comentário